J.PUC, novo jornal

Luiz Augusto de Paula Souza (Tuto), prof. titular da FaCHS e assistente para assuntos de Comunicação da Reitoria da PUC-SP – gestão 2016/2020

por Luiz Augusto de Paula Souza | 31 / 05 / 2017 - 08 h

Esse é o novo jornal da PUC-SP, o J.PUC, digital, aberto na web e cujo propósito é constituir-se numa espécie de ágora eletrônica para acolher e estimular o diálogo da comunidade puquiana consigo mesma, e para ajudar a relançar a participação mais sistemática da PUC-SP no debate público qualificado, amplificando as vozes da nossa universidade na composição – usando uma expressão de Clarice Lispector – da “prosa do mundo”.

O suporte digital permite maior agilidade para produzir, publicar e compartilhar conteúdo; para estimular a participação e a colaboração da comunidade universitária e de outros atores sociais na elaboração e na difusão do nosso jornal. Além disso, o uso da web torna ilimitadas as oportunidades de interlocução e o alcance da publicação.

Fazer com que o jornal da PUC-SP migre para web, na condição de estratégia de ampliação do diálogo interno e com o “fora” da universidade, vai ao encontro da posição da nova gestão da reitoria, dirigida pela profa. Maria Amalia Andery, que afirma a prioridade da comunicação na PUC-SP e o faz pensando-a como comunicação pública, aquela voltada ao interesse público, à ação em comum, à produção do (bem) comum. É também por isso que nossos veículos e setores de comunicação estão trabalhando juntos, criando uma cultura curatorial e de produção coletiva dos conteúdos e das estratégias de comunicação. Naturalmente, todos participaram ativamente na elaboração desse novo jornal.

O J.PUC talvez seja oportuno também porque o Brasil vive, para dizer o mínimo, um período de forte contração democrática ou, na hipótese mais pessimista, de revogação da experiência de construção da democracia, em favor, por exemplo, de ações de exceção; ações com força de lei, mas que operam – na direção proposta por Giorgio Agamben – numa espécie de zona de indeterminação entre o ordenamento jurídico e a política.

Em tempos tão difíceis, as universidades precisam radicalizar seus compromissos de formação, de reflexão, de produção de conhecimentos e de comunicação, para cumprirem o que é seu papel por excelência: ser parte do equacionamento e da criação de respostas consistentes aos problemas da sociedade, hoje fortemente intensificados pelas crises que assolam o país e pelas ameaças à nossa jovem democracia.

Na PUC-SP, tais compromissos assumem, historicamente, os tons do estímulo à cidadania, à justiça social, aos direitos humanos, à solidariedade e à democracia. Nossa reitora disse, recentemente, que a PUC-SP cresce na adversidade porque leva às últimas consequências suas funções e compromissos acadêmicos, sociais e políticos. Naquilo que lhe concerne, vai na mesma direção a aposta editorial do J.PUC: ampliar e ajudar a qualificar o diálogo na comunidade acadêmica e dela com a sociedade, fazendo comunicação como ação em comum.

É isso aí, o J.PUC está no ar: notícias diárias, artigos das Faculdades (três delas a cada semana), “Acontece” (tradicional boletim que você já recebe diariamente por e-mail), agenda com eventos e calendário acadêmico da PUC-SP, biblioteca de fotos e vídeos e, claro, a sua participação: você pode mandar artigos e/ou vídeos e fotos (envie para imprensa@pucsp.br).

Leia, assista, aproveite, participe, compartilhe!