Alunas de Jornalismo falam sobre o professor André Russo em trabalhos de conclusão de curso

Docente morreu vítima da Covid-19 em junho deste ano

por Mara Fagundes | 09/12/2021

O professor André Russo, que faleceu em junho deste ano vítima da Covid-19, é um dos personagens de dois trabalhos de conclusão de curso recém-apresentados por alunas de Jornalismo.

A estudante Gabriela Neves homenageou o docente na reportagem em quadrinhos “Heróis da Pandemia”, que fala sobre pessoas comuns que atuaram de alguma forma para minimizar os efeitos da crise gerada pelo coronavírus. O trabalho também conta a história de uma enfermeira e de um líder comunitário. O formato escolhido para o TCC, orientado pelo professor José Arbex Júnior, é inédito na PUC-SP.

“A ideia partiu de ver como muitas pessoas estavam atuando no lugar que seria das autoridades e escolhi fazer um HQ para levar os personagens para uma mídia que é conhecida pelas histórias dos heróis. Decidi falar do professor André Russo para mostrar que as mortes não são apenas números, cada um tem uma história e foi um caminho interrompido. E também foi uma forma de homenageá-lo”, explica Gabriela.

A aluna conta que tinha uma relação de muito respeito e amizade com o professor que, segundo ela, foi uma referência. “O Russo me deu aula nos três primeiros anos do curso e me ensinou muito. Quando eu estava escolhendo o tema do meu TCC, conversei com ele, e prontamente me deu várias dicas. Eu sinto muita saudade dele! A gente conversava pelas redes sociais, Whatsapp, ele mandava vagas de emprego, cursos, piadas e falava de muitos projetos para o curso de Jornalismo da PUC-SP. Tínhamos uma relação próxima, como vi que ele tinha com muitas pessoas”.

As ilustrações da reportagem, disponível nas versões impressa e digital, foram feitas pela mãe de Gabriela, Katia Neves Vasques, que nunca havia desenhado um quadrinho, mas tinha experiência com desenho por conta de seu trabalho como estilista.

Gabriela ressalta que falar sobre o professor André Russo é também uma forma de lembrar das mais de 610 mil vítimas da pandemia no Brasil. “Sem dúvidas é importante, primeiro pela construção da memória dele, pela grande pessoa que ele foi e que deixou muita saudade, mas também para não esquecermos quantas pessoas morreram durante a pandemia, o que esse desgoverno fez no país. Quantos Andrés Russos deixaram esposas, filhos, amigos, família, etc. Acho que quando falamos dele, também estamos falando de todas as outras pessoas que se foram”.

A morte do docente também foi lembrada no trabalho de conclusão de curso da estudante Beatriz Cripa, que produziu o vídeo-reportagem Luto pela Vida, sobre a vivência do luto durante a pandemia da Covid-19. A aluna foi orientada pelo professor Fabio Cypriano.

“Tivemos que aprender a encarar a morte de uma maneira muito abrupta, sem a oportunidade de nos despedir dos nossos entes queridos e, assim, não conseguimos fechar o ciclo. Durante o desenvolvimento do projeto, o professor André Russo faleceu e somou mais uma vítima de quem não pudemos nos despedir. Inclui ele no meu TCC como uma forma de protesto e de homenagem”, afirma Beatriz, que foi influenciada pelo docente para estagiar na Rádio Bandeirantes, onde ele trabalhou por quase duas décadas. “Russo foi a grande razão de eu ter dado uma chance para o rádio. Ele me marcou desde a primeira vez que ouvi sua voz na primeira aula que tive na PUC-SP: Ética. Ele foi meu primeiro professor e meu amigo durante os anos. Sempre me mandava indicações de cursos que poderiam me interessar e, por muitas vezes, me ouvia na Rádio Bandeirantes para poder dar um feedback. Mais do que um simples professor, ele foi um mentor, alguém que mostra caminhos e nos incentiva a segui-los”.

Beatriz conta que soube do falecimento em uma rede social e que além da tristeza, se revolta por saber que na idade dele, aos 50 anos, já poderia ter sido vacinado. “O principal objetivo do meu TCC é homenagear os que se foram durante o período pandêmico no Brasil, dar voz à dor dos que ficaram e lembrar que a vacina deveria ter chegado antes. O governo federal tem parcela direta de culpa na morte de milhares de brasileiros, inclusive de André Russo”.

O coordenador do curso de Jornalismo, professor Diogo de Holanda Cavalcanti, que também tinha uma relação próxima com Russo, considera os trabalhos e homenagens ao colega uma forma de perpetuar a presença dele na PUC-SP.

“Os trabalhos que falam sobre o André Russo – não apenas TCCs, mas podcasts em disciplinas, reportagens no jornal Contraponto e diversas outras homenagens – demonstram, em primeiro lugar, o amor que tínhamos por ele e a tristeza que nos causou (e ainda causa) sua morte trágica e prematura. Esses trabalhos estampam, além disso, a sensação de que o André permanece, e permanecerá entre nós, como referência de professor, companheiro de trabalho, incentivador e interlocutor em tantos assuntos. Ao evocá-lo – seja como tema, seja nos agradecimentos e dedicatórias –, é como se as alunas e os alunos do nosso curso dissessem: “Não admitimos sua ausência. Não aceitamos destituí-lo do papel decisivo que ele desempenhou na trajetória que estamos concluindo. No meu caso, em particular, o André foi o mais próximo que tive daquele colega que senta ao nosso lado, com quem passamos o dia inteiro conversando e criamos um laço de afeto e cumplicidade fundamental para enfrentar o dia a dia. Nos quatro anos em que convivemos, trocávamos mensagens até mesmo nas férias. Dúvidas, desabafos, dilemas, trivialidades. Tínhamos um cardápio vasto. Algumas vezes nos encontramos fora da PUC-SP; duas delas numa pizzaria, onde fomos no meu aniversário e, mais recentemente, depois de uma colação de grau no Tuca. A foto, na qual aparecemos ao lado da aluna Nádya Duarte, foi tirada nesta colação de grau, realizada em março de 2020. Foi a última vez que nos encontramos pessoalmente”.

Confira os trabalhos de conclusão de curso de Jornalismo na íntegra: 

Reportagem em quadrinhos "Heróis da Pandemia" - aluna Gabriela Neves 

Vídeo-reportagem "Luto pela Vida"  - aluna Beatriz Cripa

Desde sua morte, em 20/6, o professor André Russo foi lembrado diversas vezes pela comunidade puquiana. No dia 26/6, amigos, jornalistas, docentes e alunos da PUC-SP e da Faculdade Belas Artes realizaram uma homenagem online. A criação do Coletivo Professor André Naveiro Russo e da rede de checagem PUC Check também foram formas de homenagear o docente.

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.