Alunas de publicidade da PUC-SP têm TCC premiado

As estudantes Julia Ferreira, Barbara Passos da Silva e Marcella Marigo ganham Troféu Garra APP

por Cláudio Oliveira | 15/03/2023

Promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil), o 41° Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias Ricardo Ramos, tem como objetivo premiar e divulgar trabalhos de conclusão de cursos (TCC), realizados por estudantes de comunicação. O Troféu Garra visa homenagear profissionais que promovem e realizam ações que valorizam as atividades do mercado da comunicação.

Os prêmios foram direcionados à Agência CUCA, empresa criada experimentalmente pelas estudantes Barbara Passos da Silva, Júlia Ferreira e Marcela Marigo. Segundo Barbara tanto a agência como o nome dado a mesma, ocorreram de forma despretensiosa, “aconteceu despretensiosamente no decorrer do curso, o nome tem inspiração no folclore brasileiro, porém em comum com a personagem, apenas as noites mal dormidas”, relata a estudante.  Além de menções honrosas, a CUCA recebeu o prêmio principal, “Prêmio Garra APP”, atribuído ao melhor trabalho publicitário, apresentado em formato de TCC no ano de 2022.

Barbara que concluiu seu curso como bolsista do programa PROUNI, contou um pouco do que viveu na universidade e do processo de desenvolvimento do trabalho apresentado no concurso, “Como ‘prounista’, a conquista desse prêmio representa a materialização de anos de estudo e dedicação, acredito que esse prêmio dará luz, projeção e visibilidade ao meu lado profissional. O curso da PUC-SP me proporcionou entrar no mercado, tudo que realizamos no projeto, veio da bagagem que a PUC e nossa experiência profissional nos deram. Os professores, sem exceção, foram extremamente presentes. O apoio não foi apenas acadêmico, mas emocional também, sem os quais, certamente não teríamos o mesmo resultado”, afirma publicitária recém-formada.

Já Júlia Ferreira falou sobre a importância do reconhecimento após tanto esforço e que acredita que o prêmio trará visibilidade ao projeto que desenvolveram, “o reconhecimento em primeiro lugar. Sei o quanto nos esforçamos e, de fato, demos nosso melhor, mas ver que outros profissionais do mercado reconhecem nosso potencial, é ainda melhor. Com a visibilidade que nosso projeto está tendo, através deste prêmio, teremos muitas oportunidades neste mercado tão grande e diverso”, prevê estudante que também salientou a importância da PUC-SP, dos professores e orientadores ao longo de sua tragetória acadêmica, “A PUC possibilitou que eu tivesse aulas em diversas áreas da publicidade, com professores e orientadores que foram incríveis e essenciais nessa jornada. Todos depositaram bastante expectativas em nosso trabalho. Foram eles que nos apresentaram o concurso da APP e nos acompanharam até o dia da apresentação e premiação", relembra.

Marcela Marigo destacou a importância de serem reconhecidas por uma grande instituição ligada a publicidade, “É muito legal ter esse tipo de reconhecimento de uma instituição como a APP, além dos profissionais do mercado presentes na banca, mostra que nosso trabalho saiu do ambiente da faculdade e entrou de fato no mundo real ”, em relação a experiências vividas na faculdade, Marcela destaca a vivência com professores e colegas, “ a PUC foi como uma segunda casa durante esse período onde fiz amizades e aprendi com as melhores pessoas possíveis. Todo esse conhecimento e trocas feitas nas salas de aulas, com professores e alunos contribuiram para o melhor resultado. Os professores sempre tiveram um papel muito ativo e nos incentivaram a sempre ir mais fundo, colocar um dado a mais, fazer uma alteração na arte que fizeram toda a diferença no trabalho final”, conclui Marcela.

“Para fazerem o TCC de publicidade, o grupo tem que conquistar um cliente que dê autorização para que o trabalho aconteça, no caso delas foi a AMBEV, para a cerveja SPATEN. O grupo então passou a ser considerado uma Agência Experimental e fez um processo bastante intenso de levantamento de informações de mercado, além de pesquisas quantitativas e qualitativas para depois desenvolver a campanha publicitária” elencou a professora Roseni Moraes (FAFICLA), uma das orientadores do grupo, ao falar sobre algumas exigências do concurso e do processo de desenvolvimento do trabalho.

A professora considera o prêmio uma demonstração de força da PUC-SP, posto que o TCC premiado superou trabalhos de todo o país, “A Associação de Profissionais de Propaganda é uma entidade respeitadíssima pelo mercado publicitário. Com o TCC das meninas, a PUC não só conquistou o primeiro lugar, mas superou trabalhos enviados de todo Brasil. Isso reflete a força da PUC como instituição de ensino e enfatiza a visão coerente com as expectativas do mercado”, afirmou a docente.