Comunicação e Multimeios: alunos são únicos finalistas brasileiros em festival internacional

Concurso tem como objetivo premiar soluções criativas para problemas socioambientais

por Cláudio Oliveira | 06/12/2023

Um grupo de estudantes do curso Comunicação e Multimeios participou do La Pieza - Festival Internacional Universitário de Criatividade e Inovação Ecossocial 2023. O objetivo do concurso é premiar as soluções mais criativas para problemas socioambientais.

Este ano a PUC-SP foi convidada para enviar trabalhos desenvolvidos por alunos de comunicação e, a partir da disciplina de Design Thinking, sob a orientação da prof. Patrícia Kiss Spinel, foram elaborados 12 vídeos. Dentre esses, a proposta de Vinícius Fernandes Gomes Ramos e Mariana Saty Ogawa, foi selecionada como uma das melhores.

O La Pieza – Festival Internacional Universitário de Criatividade e Inovação Ecossocial, é promovido pela UDD - Universidad del Desarrollo, no Chile, e voltado para estudantes de Comunicação e Marketing.

Vinícius F. G. Ramos, um dos realizadores do vídeo selecionado, falou ao JPUC sobre sua primeira experiência de trabalho com tema socioambiental. “Tivemos uma matéria chamada Design Especulativo, ministrada pela profa. Jane Almeida (Dpto. Arte), nessa disciplina trabalhávamos com ideias imaginativas, sociais e políticas”, lembra o estudante.

A partir dos temas propostos pela organização do concurso, a dupla optou por fazer um trabalho que tratasse da inclusão de imigrantes no Brasil. Ao pesquisarem e se sensibilizarem com o tema, tiveram a ideia de criar um aplicativo que conectasse os imigrantes aos nativos e, vice-versa.

Ramos acredita que ter participado do La Pieza foi a melhor maneira de encerrar a graduação. “A importância da PUC-SP foi tremenda! Ter matérias que me proporcionaram pensar livremente, colocando em prática os conhecimentos que adquirimos ao longo do curso de Comunicação e Multimeios, foi uma experiência enriquecedora” comemora.

O estudante também falou sobre o valor de ter seu trabalho reconhecido. “O prestígio de termos sido os únicos brasileiros finalistas, pode nos abrir portas, agora que estamos nos formando. É necessário agradecer à prof. Patricia Kiss, por ter apresentado esse festival a nossa turma, foi uma experiência enriquecedora. Esse reconhecimento trouxe muita felicidade, para mim e minha parceira de trabalho, estávamos ansiosos com essa reta final de entregas de TCC, então foi uma surpresa extremamente gratificante sermos reconhecidos pelo trabalho que fizemos”, conclui.

Assim como seu parceiro de trabalho, Mariana Saty Ogawa, não tinha experiência com o tema socioambiental e foi inspirada pela disciplina optativa Design Especulativo da Profa. Jane Almeida.  “ Antes desse projeto, não tinha experiência em iniciativas socioambientais. Acredito que essa experiência nos forneceu a base para despertar nossa imaginação e realizarmos algo que fosse singular e criativo” relata a discente.

Mariana acrescenta que a experiência vivida pela dupla deixa um legado importante em suas vidas acadêmicas. “Essa experiência nos envolveu ao aplicarmos conhecimentos em pesquisa de imagens, edição de vídeo, design, escolha de tipografia e narração de vídeos. Acredito que o curso desempenhou um papel crucial, permitindo e incentivando sempre a aplicar livremente nossos conhecimentos, principalmente explorar o lado sensível e artístico. Nesse caso, foi possível por em prática parte dos aprendizados adquiridos durante nossos percursos” conta a estudante.

A prof. Patrícia Kiss (Comunicação e Multimeios) orientadora da turma da PUC-SP que integrou o festival, destacou a importância da participação da Universidade em eventos estudantis internacionais. “Além da internacionalização (da Universidade), posto que o festival ocorre no âmbito das Américas, é relevante destacar que a PUC-SP foi diretamente convidada a integrar o festival e a única universidade brasileira a ter um trabalho selecionado entre os melhores, na shortlist (lista dos melhores). Nesse contexto, dado o caráter internacional do evento e a ampla mobilização de estudantes de diferentes países, essa representação singular oferece uma oportunidade expressiva para aumentar a visibilidade da nossa Universidade”, observa a docente.

A Professora também nos contou um pouco sobre o processo de orientação aplicado aos envolvidos. “A orientação dos estudantes selecionados, ocorreu no âmbito da unidade curricular "Design Thinking: Comunicação e Inovação". O Design Thinking é um método com abordagem centrada no humano e, através de processos e ferramentas, foca no desenvolvimento de soluções criativas para problemas complexos. No caso do La Pieza são causas sociais e ambientais. Nesse sentido, o método aplicado não apenas estimulou a inovação, como também forneceu uma estrutura eficaz para orientar os estudantes ao longo do projeto” explica Patrícia.

O processo de escolha, por parte do festival, passa pela produção de um vídeo, onde os participantes devem explorar criativamente a solução encontrada para o problema socioambiental escolhido.

Para acessar o vídeo produzido pela dupla de estudantes da PUC-SP, clique aqui.