Cuba Jazz: longa metragem estreia no Brasil

Documentário tem a participação de dois professores da PUC-SP e será exibido dia 28/7, durante o 12º Festival Latino-Americano de Cinema de São Paulo

por Thaís Polato | 24/07/2017
Divulgação

Uma enorme tela, de quase 17 metros, ao ar livre, no Memorial da América Latina, exibirá dia 28/7, a partir das 20h30, o longa metragem “Cuba Jazz”. O filme tem como roteiristas, entrevistadores e produtores dois docentes da PUC-SP: Luiz Augusto de Paula Souza, o Tuto (FACHS e assessor da Reitoria), e Rogério da Costa (Pós em Comunicação e Semiótica). A primeira exibição da obra no Brasil se dará durante o 12º Festival Latino-Americano de Cinema de São Paulo, mas o longa já tem passagem por festivais em Cuba (onde estreou), na Alemanha e em Rotterdam.

O documentário trata da capacidade criativa do jazz e da vida em Cuba, lança um olhar sobre a ilha que se abre para o mundo e revela muitos jovens talentos musicais. É um filme sobre a arte como ação micropolítica, que narra, através de depoimentos de cubanos ligados ao jazz, de shows e de cenas da vida cotidiana da cidade de Havana, o arranjo cultural da ilha que vive praticamente isolada há mais de 50 anos.  Clique aqui e assista ao trailer.

“Jazz é a música, quando vai ser criada”
Yasek Manzano, músico

Os professores Tuto e Rogério ressaltam que trabalharam sem um roteiro fechado, mas que tinham clara a intenção de fugir ao senso comum sobre Cuba: do Caribe paradisíaco à experiência revolucionária e ao bloqueio americano, do imaginário socialista às simplificações conservadoras.

“Nossa experiência em Cuba, rapidamente, mostrou que a ilha não cabe em esquematismos. De várias maneiras, cada um dos personagens do filme, com suas histórias singulares, fala dos modos de vida na ilha e de como elas se expressam no jazz. Criação, liberdade e pluralidade de posições vêm à tona. O caráter híbrido de um gênero musical nascido nos EUA e sua realocação em Cuba expõem a mistura e a diferença como marcas da cultura cubana. Foram essas as dimensões que puseram o roteiro em movimento e ela se adensou em ato, durante as filmagens, tendo os cubanos como verdadeiros coautores”, afirmam os docentes, que convidam toda a comunidade puquiana para a estreia (grátis, seguida da Festa Pública do Festival). Cuba Jazz tem direção de Max Alvim e Mauro Di Deus.

Saiba mais

www.cubajazz.com.br

www.festlatinosp.com.br/2017

 

Prof. Tuto, durante as filmagens, em Havana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Rogério da Costa, seguindo de barco para uma das locações de Cuba Jazz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.