Curso de Fisioterapia da PUC-SP completa 15 anos de existência

Suas atividades foram iniciadas na cidade de Barueri, a partir de um convênio firmado entre a PUC-SP e a Prefeitura de Barueri

por Redação | 01/12/2023

Texto feito pela profa. Juliana Schulze Burti, coordenadora do curso

O curso de Fisioterapia da PUC-SP comemora 15 anos de existência em 2023. Suas atividades foram iniciadas na cidade de Barueri/SP, a partir de um convênio firmado entre a PUC-SP e a Prefeitura de Barueri, para atender a necessidade de oferta de alguns cursos de graduação no município.

Desde o início, o curso trabalhava de forma integrada com o curso de Fonoaudiologia, em eventos acadêmicos e científicos como a Semana de Fonoaudiologia e Fisioterapia, e em projetos de iniciação científica. Porém, a distância física, por vezes, tornava-se um empecilho para a ampliação e aprofundamento dessa integração. Em 2012, foi feita uma reforma pedagógica, procurando integrar ainda mais os dois cursos, que contou com a transferência do curso para o campus de Perdizes a partir do ano de 2013.

Há 10 anos o curso é oferecido no campus Monte Alegre e, desde então, vem crescendo de maneira importante dentro da Universidade. Desde 2022, o curso de Fisioterapia está oferecendo atendimento fisioterapêutico aos funcionários da PUC-SP por meio de estágios obrigatórios supervisionados, com atendimentos voltados à saúde do Trabalhador e Ginástica Laboral. Em 2023, foi inaugurado o Laboratório de Estudos do Movimento Humano (LABEMH) que conta com equipamentos e estrutura que permitem a realização de diversas aulas práticas e pesquisas científicas.

O curso de Fisioterapia oferece aos seus alunos campos de estágios diversificados por meio de estágios na DERDIC, nos campos da Secretaria Municipal da Saúde e em outras entidades parceiras como o Núcleo Convivência de Idosos (NCI) Maria Mãe da Igreja, Associação Brasil Parkinson, Secretaria Municipal de Esportes de Osasco e Fundação Selma. O corpo docente específico do curso tem se consolidado ao longo desses 15 anos, sendo reconhecido por sua formação de excelência.

Além das atividades da graduação, vários docentes do curso oferecem cursos de extensão junto ao setor de Educação Continuada, nas mais variadas áreas de atuação, proporcionando visibilidade e educação de qualidade para alunos de dentro e fora da Universidade.

Os egressos do curso de Fisioterapia são motivo de orgulho para o corpo docente e para a Universidade, com inserções importantes em conceituados programas de pós-graduação lato e stricto sensu e integrando equipes clínicas de ponta nos vários níveis de atenção à saúde. Além dessa boa receptividade do mercado aos nossos discentes, o retorno destes a respeito da graduação na PUC-SP é sempre muito positivo, reforçando o papel importante da formação humanista, crítica e de excelência acadêmica que obtiveram na nossa Universidade.

Confira o depoimento de alunos e ex-alunos