Deputado Vitor Lippi visita o HSL e reforça compromisso de apoio

por Redação | 23/11/2021

O deputado federal Vitor Lippi visitou o Hospital Santa Lucinda (HSL) dia 19/11. Na ocasião, Lippi conheceu os equipamentos adquiridos com os recursos de uma das suas emendas parlamentares direcionadas ao hospital, totalizando cerca de R$ 1,5 milhão, e reforçou o compromisso de trabalhar para a obtenção de novas verbas que permitam modernizar e ampliar a instituição.

Ele foi recepcionado por Carlos Drisostes, Naihma Salum Fontana, Regina Menassanch e Silvia Stramm, respectivamente, superintendente, vice-diretora técnica, gerente administrativa e gerente de enfermagem. O deputado recebeu uma placa de agradecimento pelo apoio, que ficou afixada no saguão do HSL.

Com os R$ 1,5 milhão, foram adquiridos novos aparelhos para a UTI. “Os que estão em uso serão aproveitados em uma nova ala que criaremos, para atender os pacientes pós-operados sem gravidade, o que permitirá dobrar nossa capacidade de leitos de cuidados intensivos”, anunciou Carlos. Para que esse processo se concretize, ainda há a necessidade de mais investimentos em infraestrutura, como no sistema de ar-condicionado, por exemplo. “Nesse sentido [ar-condicionado], estamos buscando recursos junto à Câmara dos Vereadores”, disse.

Nas próximas semanas, também deverão ser liberados mais R$ 200 mil, igualmente originários de emenda parlamentar do deputado Lippi. O destino será a compra de uma nova autoclave. “Finalmente, conseguiremos nos tornar autossuficientes neste serviço, uma vez que a deputada estadual Maria Lúcia Amary conseguiu recursos para a mesma finalidade. Assim, teremos dois equipamentos, suficientes para dar conta da demanda atual”, explicou Carlos.

Atualmente, 80% do atendimento do HSL é para pacientes do SUS. “Realizamos em torno de 300 partos por mês, temos 160 leitos operacionais e trabalhamos para chegar a 180. Destes, estimamos que 40 sejam destinados às cirurgias eletivas”, ressaltou. O aumento da capacidade da UTI representará a possibilidade de elevar a quantidade de cirurgias eletivas, o que é extremamente benéfico para o ensino dos alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da PUC-SP.

Nesse sentido, o deputado Vitor Lippi tem um projeto específico para a Região Metropolitana de Sorocaba. “O SUS é uma rede hospitalar e de serviços de saúde. Estamos avaliando como cada um dos vinte hospitais da nossa região pode ter o seu melhor papel e a sua melhor integração para atender às expectativas da população”, observou.

Segundo Lippi, o que se busca com essa proposta é passar recursos para os hospitais menores, para que possam fazer cirurgias de baixa complexidade, evitando sobrecarregar o sistema hospitalar de Sorocaba, cuja estrutura é para casos mais complexos.

“No HSL, sabíamos que um dos gargalos era a necessidade de ter mais leitos de UTI para ampliar as cirurgias que precisam dessa retaguarda. Nesse sentido, foi feito este repasse”, disse. “Montando essa nova UTI, com dez leitos, dobraremos a capacidade de terapia intensiva e possibilitaremos ter num futuro próximo – com outros investimentos que o hospital vem fazendo e buscando parcerias – o dobro da capacidade de cirurgias. É um bom projeto e acaba tendo um impacto em toda a região, porque as cidades menores dependem de Sorocaba”, reforçou.