Derdic: curso de Especialização aborda crianças com impasses no laço social e linguagem

Matrículas ocorrerão de 16/2 a 21/2

por Renata Nascimento | 24/01/2024

Abordando o aprofundamento do conhecimento sobre os modos singulares da relação da criança com a linguagem e com o outro, o curso Atendimento em Grupo de Crianças com Impasses no Laço Social: Linguagem e Sujeito prepara profissionais de diferentes áreas para o atendimento institucional em grupo de crianças que apresentam dificuldades importantes na linguagem e no laço social. O objetivo geral do curso é a introdução do aluno numa modalidade teórico-clínica particular que articula os campos da Linguagem e da Psicanálise.

A Especialização é destinada a Fonoaudiólogos, Psicanalistas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Linguistas, Educadores e outros profissionais com interesses e práticas consoantes com os objetivos do curso.

Sua especificidade reside no aprofundamento do conhecimento sobre os modos singulares da relação da criança com a linguagem e com o outro, assim como na formação do aluno numa abordagem particular de atendimento: a “prática entre vários”.

De acordo com as coordenadoras do curso, profa. Lourdes Andrade e profa. Maria Francisca Lier de Vitto, trata-se de um modo de intervenção que prevê atendimento envolvendo, simultaneamente, grupos de crianças e de profissionais de diferentes áreas. “Configura-se, assim, um atendimento em grupo, mas com atenção voltada individualmente para cada criança.  Essa abordagem oferece uma formação em serviço que, além dos momentos de discussão clínica, o aluno pode aproveitar de orientação e transmissão de um fazer clínico em tempo real, na medida em que os grupos de profissionais envolvem a presença conjunta de professores e alunos nos atendimentos”, afirmam.

As atividades serão desenvolvidas no Projeto Entrelaços, da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), ambiente institucional ligado à Universidade e ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique aqui e inscreva-se.