Especialização em Língua Portuguesa aborda práticas inovadoras de ensino nos diferentes contextos de atuação

O curso é direcionado principalmente a professores da rede pública e particular de educação básica

por Cláudio Oliveira | 02/02/2024

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Língua Portuguesa tem como objetivo complementar a formação acadêmica do licenciado em Letras, visando seu aprofundamento atualizado e especializado em teorias, metodologias e didáticas para o ensino da Língua Portuguesa.

Recentemente reformulado, sua proposta didática volta-se para a problematização de situações reais do ensino de Língua Portuguesa, apresentando ao futuro especialista fundamentos que favoreçam práticas inovadoras de ensino nos diferentes contextos de atuação.

Segundo a profa. Aparecida Regina Borges Sellan (coordenadora), o curso está em consonância com as necessidades e realidades da docência e conta com metodologias atualizadas. “O planejamento do curso bem como seu desenvolvimento estão orientados para atender às reais necessidades do professor em face das realidades contemporâneas do ensino e da necessidade do domínio de metodologias ativas com base na resolução de problemas. Assim, parte das observações da prática, dos registros de ocorrências problemáticas para propostas de soluções são possibilitadas pela leitura crítica de material teórico atualizado e adequado”, observa a docente.

Diferenciais

A docente destaca abaixo alguns diferencias encontrados no curso de Especialização em Língua Portuguesa. 

♦ Ambiente virtual com aulas síncronas e assíncronas, favorecendo a participação de alunos de diferentes territórios, de modo a contemplar o ensino de Língua Portuguesa nos seus diferentes cenários.
♦ Aprendizagem baseada em problematização e resolução de questões de natureza linguística.
♦ Currículo inovador em que se articulam as relações entre história, descrição e usos efetivos do português brasileiro e seu ensino.
♦ Seminários interdisciplinares com pesquisadores e profissionais especializados nas diferentes áreas do ensino de Língua Portuguesa.
♦ Preparação do aluno tanto para pesquisa acadêmica quanto para atuação no mercado de trabalho. 
♦ Corpo docente qualificado, com experiência na educação básica e na formação de professores. 

Ex-alunos

Thiago Zilio Passerini, atualmente doutorando em Língua Portuguesa, falou sobre a importância da Especialização em sua jornada acadêmica. “A Especialização em Língua Portuguesa oportunizou o contato com novas teorias e possibilidades de aplicação em sala de aula, ampliando o conhecimento adquirido na graduação. Ademais, foi um incentivo para que eu prosseguisse os estudos no Stricto Sensu, essencial para que eu continuasse meu percurso acadêmico no mestrado e doutorado", afirma Passerini.

Também ex-aluna do curso, Gabriela Mascarenhas Mazaro Preto, mestranda em Língua Portuguesa, contou que conheceu pessoas e situações na Especialização, que foram fundamentais para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “O curso me proporcionou uma sólida atualização e um profundo conhecimento na área. Ainda contribuiu para um direcionamento específico à carreira profissional e à trajetória acadêmica e, com uma preparação aprofundada sobre os mais importantes temas da Língua Portuguesa, as oportunidades foram enormes no mercado de trabalho. Além da experiência de frequentar a PUC-SP e ter a oportunidade de conhecer professores altamente qualificados e, com o apoio deles, ampliar meus conhecimentos, tive um acolhimento ímpar para a capacitação acadêmica e para prosseguir com o mestrado", conclui a ex-aluna. 

Com início no 1º semestre de 2024, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Língua Portuguesa está com as inscrições abertas.

 Clique aqui e efetue sua inscrição.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.