Estreia exposição “A quem pertence a paisagem”

Mostra tem projeto curatorial dos alunos de Arte: História, Crítica e Curadoria

por Redação | 17/11/2017 - 11h

Até 13/12, é possível visitar a exposição “A quem pertence a paisagem”, no hall da biblioteca do campus Monte Alegre. Com projeto curatorial dos alunos de Arte: História, Crítica e Curadoria, a mostra tem orientação dos professors Cauê Alves, Marcos Bastos e Sonia Regis.

O ponto de partida é a discussão a respeito da posse do campo visual da cidade, que é resultado de entrelaçamentos de estruturas de poder que manifestam as exclusões e apagamentos engendrados na dinâmica social. “Nesse sentido, toda ocupação, da mais simples existência do corpo no ambiente à construção de grandes monumentos, é política. No constante enfrentamento de forças florescem resistências e tensionamentos ao instituído e ao hegemônico”, afirmam os organizadores.

A problemática, em diferentes tônicas, ecoa nos trabalhos dos artistas convidados para a exposição (veja a lista abaixo). A natureza do espaço público, a relação entre o público e o privado, o silenciamento e a desumanização daqueles postos à margem são aspectos singularmente abordados e que pensam a cidade a partir de suas muitas contradições.

Artistas convidados:
Felipe Cidade
Flora Leite
Laura Andreato
Daniel Kfouri
Daniel Malva
Daniel Murge
Rafael Bqueer
Raphael Escobar
Tuca Vieira

eventos cal. institucional (destaques) datas comemorativas feriados