Estudante lança livro sobre os 30 anos de Museu da Cidade de Salto

Lucas Gonzaga é aluno do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP

por Redação | 22/11/2021

Lucas Gonzaga, estudante do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP, é autor do livro 30 anos de Museu da Cidade de Salto, que será lançado dia 9/12, às 19h, presencialmente.

“Quando entrei na PUC-SP não imaginei o quanto o curso seria providencial para aprofundar questões práticas da minha vida pessoal e profissional. E foi assim que projetos sonhados em 2019 e aprovados em 2020 pelo ProAC Editais passaram a fazer ainda mais sentido, pois estavam sendo revistos à luz de uma nova percepção de mundo: esta em que memória, identidade e território se inundam e são capazes de tensionar passado, presente e futuro, criando uma fenda no tempo e no espaço da vida, de maneira que tem sido possível ver florescer um futuro menos cercado de indelicadezas”, afirma Gonzaga.

O projeto reúne outros nomes importantes da museologia e conta com a colaboração de Cecília Machado, professora do curso de Museologia da PUC-SP e de Luciana Pasqualucci, professora e coordenadora do curso, além de outros profissionais como Davidson Kaseker, diretor do grupo técnico de coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC/SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O livro conta, ainda, com a colaboração de Thalma di Lelli, Anicleide Zequini e Geraldo Garcia, que estiveram presentes na implementação do Museu ao lado do museólogo Júlio Abe (in memoriam).

O museu se destacou no cenário cultural em 2020 ao ser a única instituição museológica paulista a ser contemplada em todas as categorias do ProAC Editais, em que constam, além do lançamento desse livro, uma reforma no sistema de segurança do museu e a produção de um tour virtual, que ficará disponível na plataforma #CulturaEmCasa.

Em 2022, por meio de mais um projeto contemplado no ProAC, será realizada ampla reforma no Departamento de Pesquisas do Museu, também sob a coordenação de Lucas Gonzaga.

Lançamento do Livro “30 anos de Museu da Cidade de Salto”, de Lucas Gonzaga

Data e horário: 9/12, às 19h