Estudante participa de evento mundial em Washington

Catherine Orzes Shirazi esteve no Spring Meetings, do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional

por Redação | 08/05/2018

A estudante de Direito Catherine Orzes Shirazi acaba de participar, em Washington (EUA), do Spring Meetings, evento realizado anualmente pelo Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional. O objetivo é tratar de questões de economia global, desenvolvimento internacional, mercados financeiros mundiais e analisar os progressos das políticas adotadas pelas duas organizações durante o ano anterior.

Catherine integrou a delegação brasileira por meio do programa de Diplomacia Civil do Instituto Global Attitude, junto com mais sete pessoas entre 18 e 30 anos, de cursos variados como Direito, Relações Internacionais e Economia. Durante o processo seletivo, foi necessário propor um tema para elaboração de um artigo. Catherine escolheu A participação da mulher no mercado de trabalho e em cargos de liderança e o papel das organizações mundiais para diminuir as desigualdades de gênero.

“A experiência de participar dos eventos como delegada brasileira foi única, tanto pessoal quanto profissional e acadêmica. Assistimos a painéis de discussões e debates sobre assuntos extremamente importantes nos dias de hoje, como human capital, corrupção, modernização nos mercados financeiros, além de ver presidentes de bancos centrais debatendo sobre o futuro da política monetária de seus respectivos países, com a oportunidade de conversar com os palestrantes posteriormente. Além disso, nossa delegação teve reuniões exclusivas com pessoas importantes nesse cenário, a exemplo do Diretor Executivo do Banco Mundial, Otaviano Canuto”, afirma a estudante.

Catherine destaca, no entanto, que “infelizmente, a presença do Brasil neste evento era muito pequena, com pouquíssimos palestrantes e representantes”.