Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção da PUC-SP recebe Cardeal Marc Ouellet para conferência

Evento com religioso canadense marcou comemorações pelos 75 anos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção e os dez anos da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo

por Thaís Polato | 13/03/2024
Luciney Martins / O São Paulo

Com auditório lotado e cadeiras extras colocadas até do lado do fora da sala, o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito Emérito do Dicastério para os Bispos, foi recebido no campus Ipiranga para proferir a palestra O sacerdócio batismal e a complementaridade da vocação matrimonial e da vida consagrada com o sacerdócio fundamental. Durante o evento, Ouellet também recebeu a medalha São Paulo Apóstolo, das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo da cidade de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP.

Ocorrida na manhã de 11/3, a atividade marca os 75 anos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção e os dez anos da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, que também funciona no campus Ipiranga. Participaram ainda da mesa a vice-reitora Angela Brambilla Lessa, o diretor da Faculdade de Teologia, Pe. Boris Agustín Nef Ulloa, e o coordenador de Pastoral da Região Episcopal Sé, da Arquidiocese de São Paulo, Pe. José Arnaldo Juliano (veja galeria de fotos neste link ou ao final da reportagem).

“Realizar esta conferência foi uma honra e também um grande desafio, pela questão do idioma”, afirmou o religioso canadense, que fez toda a sua apresentação em Português. “Mas os brasileiros, com seu coração nas mãos, nos acolhem tão bem que qualquer um se sente em casa”, ressaltou o Cardeal Ouellet.

O evento também marcou o lançamento da obra Para uma teologia fundamental do sacerdócio (volume l e ll). Os livros reúnem as atas do Simpósio Internacional realizado no Vaticano, pelo Cardeal Ouellet e pelo Centro de Pesquisa e Antropologia das Vocações, em fevereiro de 2022 (clique aqui para saber mais).

“A mensagem principal de minha conferência foi sobre a importância da vocação batismal. Quis falar sobre a comunhão entre o sacerdócio dos batizados e o sacerdócio dos ministros, que são complementares”, afirmou o Cardeal Oellet.

Em seguida à apresentação do religioso canadense, o Pe. José Arnaldo Juliano também realizou conferência. “Quis trazer ao debate, mais especificamente, a figura do presbítero, sobretudo, em âmbito sinodal, diante da realidade que vivemos”, afirmou o Pe. José Arnaldo Juliano.

O grão-chanceler da PUC-SP saudou a importância das duas apresentações. “É muito bom quando uma conferência termina e ainda nos deixa uma série de reflexões a serem feitas e levadas adiante. As abordagens de hoje, certamente, desencadeiam novos debates sobre tema tão importante e tão presente no atual momento da Igreja”, afirmou Dom Odilo.

Ano de comemorações

O grão-chanceler da PUC-SP ressaltou a felicidade em abrir as comemorações dos 75 anos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção e os dez anos da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo. “É uma longa história, que estamos recordando e celebrando. Por essa faculdade passaram muitos estudantes, muitos padres se formaram religiosos, leigos. Muitos dos que aqui estudaram se formaram bispos e até cardeais. É, portanto, uma história para se recordar, para agradecer a Deus e também para retomar a consciência de si mesmo, o seu papel na Igreja, o seu papel no conjunto do mundo acadêmico da própria PUC-SP e em São Paulo”, afirmou Dom Odilo.

Sobre os dez anos da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, o grão-chanceler ressaltou sua importância para o país. “A Faculdade concede diplomas de mestrado e doutorado e presta um grande serviço à igreja, não só de São Paulo, mas do Brasil, porque nela estão estudantes de todo o país”, afirmou Dom Odilo, que destacou ainda o fato de haver duas extensões da Faculdade em outras cidades e de mais uma estar sendo criada. “Há uma extensão em Marília (SP) e outra em Teresina (PI) e estamos iniciando um terceiro grupo em Belém (PA). Isso possibilita a participação a estudantes que estejam em outras regiões e que talvez tivessem dificuldades de vir à capital paulista”, destacou o Cardeal.

No próximo dia 22/3, às 8h30, outro evento ocorre no campus Ipiranga para dar prosseguimento às comemorações. Clique aqui para saber mais.