Férias? Reformas! PUC-SP a pleno vapor em 2018

PUC-SP em obras: terceira etapa de melhorias nos campi deve ser finalizada até março

por Redação | 01/01/2018

O período de férias foi de muito trabalho na PUC-SP. A Universidade conclui a terceira etapa das obras de modernização e adequação da infraestrutura dos campi. No campus Monte Alegre, terminou a reforma dos pisos externos dos jardins em frente ao prédio velho, da rampa e Prainha. “Foi necessário trocar o piso para garantirmos acessibilidade aos prédios. Teremos rampas na Prainha, conforme as normas vigentes, tanto para acesso ao prédio Reitor Bandeira de Melo, quanto ao Cardeal Mota”, explica a gerente da Divisão de Infraestrutura e Plano Diretor, Ana Maria Lanzi, arquiteta responsável.

Neste mês, o prédio novo, que ganhou um muro verde na entrada da Rua Ministro Godói, terá novas instalações hidráulicas das caixas d’água, além de reformados o banheiro e o vestiário masculino do quinto andar. Já as obras das salas de tese do quarto andar estão previstas para serem encerradas em março. “Os trabalhos priorizam a melhoria no atendimento do corpo docente e discente tendo em vista sempre a qualidade do ensino, além de adequarmos nossas edificações às normas atuais de acessibilidade e segurança, garantindo condições ao público que frequenta a Universidade”, ressalta Ana Lanzi.

As obras, realizadas com financiamento obtido em 2015 junto ao BNDES, contrapartida financeira da Fundação São Paulo, também ocorrem de forma estratégica em Sorocaba, onde foi feita a modernização do Laboratório de Habilidades Clínicas, do Laboratório de Patologia e Autópsias e a revitalização do Anfiteatro Professor José Ramos de Oliveira Junior.

O Laboratório de Habilidades Clínicas da PUC-SP, onde são realizadas simulações de exames e procedimentos, segue o mesmo padrão das principais faculdades de Medicina do mundo. “Será um dos laboratórios mais modernos do país”, destaca o diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), professor Luiz Ferraz de Sampaio Neto. O coordenador da área de Cirurgia Geral e Trauma, professor José Mauro da Silva Rodrigues, frisou a importância das adequações. “Sabemos que o estudo da Medicina depende da simulação realística, que possibilita aproximar os alunos de situações que enfrentarão com seus pacientes, que é justamente o que o laboratório proporciona”, explica.

O Laboratório de Patologia e Autópsias ganhou novos aparelhos de climatização ambiental, geladeira e mesas para autópsias. Para o professor de Patologia Nelson Brancaccio, gestor do convênio que envolve o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em Sorocaba, firmado entre a Fundação São Paulo e a Secretaria Estadual da Saúde, trata-se de um ganho para a cidade. “A necropsia continua sendo uma maneira de controlar e medir as condições de saúde de determinada região. No passado, tivemos muitos óbitos com causas indeterminadas, mas com o novo laboratório isso deverá ser minimizado”.

Segundo a diretora do campus, Sônia Peron, o Anfiteatro Professor José Ramos de Oliveira Junior também foi reformado. “O pé-direito foi aumentado, o telhado e o forro, substituídos, e instalados aparelhos de ar-condicionado”.

O auditório principal do campus Ipiranga também está em obras e será inaugurado oficialmente no dia 27/2, quando será realizada a cerimônia de posse da nova direção da Faculdade de Teologia.

No campus Consolação, onde já havia sido realizada a reforma dos laboratórios de informática, a instalação de elevadores e a adequação das instalações elétricas e do controle de acesso, foi concluída a reforma dos banheiros do prédio 2. "A reestruturação  deu a esses espaços um ar de modernidade que, sem dúvida, tem agradado a toda comunidade Marquesiana", afirma a profa. Sandra Mraz, diretora do campus.

De acordo com a reitora da PUC-SP, todas as unidades receberam algum tipo de investimento desde o início dos trabalhos, no final de 2014. Significa investir no futuro da Universidade, afirma a professora Maria Amalia Andery. “As obras mostram que, nos últimos anos, a Universidade criou condições para obter recursos e investir na infraestrutura; mostra que a PUC-SP acredita no seu futuro, que vale a pena. A segunda coisa importante é que quando você está num espaço melhor, tudo fica melhor. Numa instituição acadêmica, cuidar da infraestrutura, tanto física, quanto tecnológica, significa criar condições para melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido aqui por professores, funcionários e estudantes”.

A 4ª etapa das obras nos campi da PUC-SP deverá ser iniciada ainda neste ano.