Inscrições abertas para o Researcher Links Workshop LSE/UNICAMP/PUC-SP

Workshop sobre governança e segurança reunirá pesquisadores em início de carreira e estudantes de doutorado

por Redação | 10/05/2019

Prorrogadas, até o dia 10/6, as inscrições para o Researcher Links Workshop - Governança, Crime e Segurança Internacional: testando inovações em política, prática e pesquisa,co-organizado pelo Latin America and Caribbean Centre da London School of Economics (LACC-LSE), pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP e pelo Departamento de Ciência Política da UNICAMP. O workshop, que ocorrerá na PUC-SP entre 23/09 e 27/09, será presidido pelos professores Sebastião Velasco e Cruz (UNICAMP), Paulo Pereira (PUC-SP) e Gareth Jones (LSE), com apoio do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) e da Violence, Security and Peace network (VSP).

Crime e violência são preocupações centrais dos formuladores de políticas, instituições e da sociedade civil em todo o Brasil e região. Roubo, extorsão, assalto, agressão e ameaça de violência letal fazem parte do cotidiano, com profundas implicações para a atividade econômica e o investimento, para a legitimidade institucional, mobilidade e coesão social. Os mercados de contrabando, drogas, armas e tráfico de pessoas estão inseridos nos sistemas sociais e políticos e são altamente adaptáveis ao surgimento de novos produtos e atores criminosos, inclusive transnacionalmente, e em resposta a reformas legais e políticas. As políticas e práticas do Estado são amplamente consideradas ineficazes, dependentes de encarceramento em massa, da força excessiva e de conluios.

O workshop reunirá pesquisadores doutores em início de carreira com trabalhos sobre governança e segurança, utilizando a cidade de São Paulo como um laboratório para investigar o cenário brasileiro. Os participantes terão a oportunidade de examinar novas pesquisas, métodos e inovações de políticas públicas através de visitas de campo e do engajamento com atores relevantes, inclusive com atores do Estado (justiça criminal, agências de segurança), sociedade civil e setor privado. Testarão evidências de eficácia, inovação e transferência de políticas públicas e intervenções da sociedade civil, e considerarão como as populações mais afetadas pelo crime e pela insegurança podem ser transformadas para melhorar o bem-estar social e econômico.

Clique aqui para acessar informações detalhadas sobre a chamada e procedimentos para a inscrição no workshop - o prazo termina no dia 1/6.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição em word.

O evento é financiado pelo British Council e pela FAPESP. Os custos dos participantes vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa no Estado de São Paulo selecionados, incluindo viagem, acomodação e refeições, serão cobertos, de acordo com as informações constantes na chamada. Para mais informações, entre em contato com o professor Paulo Pereira no email pjrpereira@pucsp.br.