Jornalismo independente da Agência Pública é celebrado no Tucarena

Fundadoras são ex-alunas da PUC-SP

por Redação | 14/03/2024
Acervo ACI

Jornalismo independente há mais de uma década. Para celebrar os 13 anos da Agência Pública, o Tucarena recebeu, dia 13/3, três mesas-redondas em torno do tema O jornalismo na linha de frente da democracia. A atividade foi realizada em parceria com o curso de Jornalismo da PUC-SP.

A Agência Pública tem as ex-alunas Natalia Viana e Marina Amaral como fundadoras. “Aqui começou nossa jornada no jornalismo, é muito bom estar de volta. Este é o melhor lugar para marcar nossa comemoração, neste momento em que se rememoram os 60 anos do golpe militar de 1964. A Universidade foi espaço de resistência à ditadura e de construção da democracia. E segue sendo esse lugar atualmente, quando vivemos uma ameaça muito grande e complexa à democracia”, afirmou Natalia, durante a abertura do evento.

“Quando a Pública surgiu vivíamos um drama nessa profissão, que passa por tantos percalços. O trabalho delas e de outras pessoas que fazem jornalismo independente tem nos ajudado a compreender melhor o mundo e a fiscalizar os poderes. É uma honra recebê-las aqui para esta comemoração”, afirmou o prof. Fabio Cypriano, diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla). A vice-reitora, profa. Angela Lessa, também esteve presente à abertura da atividade.

Ao longo do dia, houve debates em torno de temas como democracia, direitos humanos, jornalismo, emergência climática e poder das big techs e dos algoritmos.

   


Assista à íntegra das mesas a seguir:

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.