Laborvox: protocolo sobre voz e trabalho é publicado

Veja íntegra do documento que orienta profissionais da voz

por Redação | 08/08/2018

O LaborVox (Pós em Fonoaudiologia) se manifestou sobre o protocolo “Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT)”, recém publicado pelo Ministério da Saúde. Leia a seguir:

“Desde 1997, um grupo de fonoaudiólogos, médicos ORLs e do trabalho, sob o comando do Laboratório de Voz (LaborVox) da PUC-SP, tem discutido as questões relacionadas ao distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT). Durante todos esses anos, a participação de outros profissionais da saúde, representações sindicais e de sociedades científicas chamou a atenção do Ministério da Saúde, em particular a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador, que criou um grupo para elaborar um protocolo que foi publicado em 31/7.

Esse documento tem como objetivo orientar os profissionais da rede SUS, de serviços privados, serviços de saúde das empresas e Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) a identificar, notificar e subsidiar as ações de vigilância na presença de um caso de distúrbio de voz que tenha sido adquirido em função da atividade profissional. Dessa forma, mais um passo foi dado na atenção aos chamados profissionais da voz, em particular ao professor, trabalhador esse que sente sua voz frequentemente comprometida em função da presença do ruído, poeira, excesso de trabalho, presença de violência, entra outros fatores.

Nós do LaborVox agradecemos os profissionais da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador e todos aqueles que estiveram juntos nessa batalha por todos esses anos. Lembramos que ainda temos muito pela frente para que o DVRT não venha a se constituir em mais um documento aprovado, mas que não acontece na prática.

Clique aqui e tenha acesso ao documento, para que todos os profissionais da voz (professores, cantores, atores, radialistas, teleoperadores, religiosos entre outros) possam conhecer e divulgar!!!“

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.