Lançamento de livro: “Um minuto para comprar e uma vida para pagar”

Obra reúne pesquisadores do tema e fornece ferramentas práticas para identificar compradores compulsivos e ensiná-los a lidar com o problema

por Redação | 07/08/2018

Um minuto para comprar e uma vida para pagar: significados das compras para compradores compulsivos e suas famílias (ed. CRV) é o nome do livro que os pesquisadores Cleide Maria Bartholi Guimarães, Ida Kublikowski, Hermano Tavares e Tatiana Zambrano Filomensky lançam dia 16/8, às 18h30, na Livraria da Vila (JK Iguatemi).

A obra pretende ajudar aqueles que compram em exagero e não conseguem parar, aqueles que não sabem se chegaram ao descontrole com as compras ou aqueles a quem interessa saber qual é esse limite. Também aqueles que conhecem, convivem ou trabalham com compradores compulsivos, ou ainda aqueles cujos relacionamentos são influenciados por esse comportamento encontrarão explicações sobre o problema e algumas orientações.

Este livro pretende oferecer ferramentas ao leitor que lhe permitam identificar e lidar com o problema da compulsão e, principalmente, estimular o reconhecimento de atitudes que podem colaborar para a diminuição do comportamento de compra compulsiva. Nesse sentido, os autores incluíram algumas tarefas para ajudar o leitor a perceber se pode se encaixar ou não no quadro. Os pesquisadores acreditam que o comprar compulsivo é um comportamento influenciado por fatores culturais, sociais, econômicos, familiares, conjugais e individuais. Porém, o que acontece com as pessoas que sofrem e não conseguem controlar o impulso por compras? Esses pontos serão ilustrados por meio de resultados de pesquisas, algumas desenvolvidas pelos autores, que abordam o entrelaçamento entre o comprar compulsivo e histórias familiares.

O primeiro capítulo fala sobre a compra, o consumo, o marketing, o dinheiro, o que permitirá uma reflexão sobre o padrão de compras do leitor. No segundo, se discorre sobre o comportamento de comprar e o comprar compulsivo e se oferece um quadro para ajudar a diferenciar a compra compulsiva da compra normal. No terceiro, se aborda o quadro das compras compulsivas. No quarto, os autores destacam as questões familiares relacionadas ao comportamento, inclusive a partir de resultados de pesquisa. No quinto, se fala sobre comunicação e relacionamentos, com orientações sobre as formas de ajudar o comprador. No sexto, com foco no planejamento financeiro, são discutidos dois tipos de orçamentos: o mental e o real. No sétimo, o estudo é dedicado ao levantamento das dívidas – aspecto essencial para a recuperação financeira. Esperamos que, além de novas reflexões, o livro instrumentalize os compradores compulsivos, assim como as pessoas de seu convívio, a lidar com o problema, já que nomear constitui, para os autores, um primeiro passo para mudanças possíveis.

Sobre os autores

Dr.ª Cleide Maria Bartholi Guimarães: Psicóloga Clínica. Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Autora do livro: “Até que o dinheiro nos separe” (Ed. Saraiva). Colaboradora do Programa Ambulatório Integrado dos Transtornos dos Impulsos, PRO – AMITIHC/FMUSP. Especialista em Terapia da Família e de Casal (PUC-SP). Participação em atendimentos familiares com John Binghall em Londres – Tavistock Clínic.

Prof.ª Dr.ª Ida Kublikowski: Psicóloga Clínica. Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Professora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (curso de Psicologia), Vice Coordenadora e docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica (PUC-SP).

Prof. Dr. Hermano Tavares: Médico Psiquiatra. Doutor e Livre Docente pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-Doutorado em Jogo Patológico pela Universidade de Calgary, Canadá. Pós-doutorado em Psicofarmacologia pela USP. Docente do Departamento de Psiquiatria em atenção primária. Fundou e coordena o Programa Ambulatorial do Jogo e Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Tatiana Zambrano Filomensky: Psicóloga clínica. Especialista em Terapias Cognitivas pelo IPq-HCFMUSP. Mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Professora e supervisora de estágio da disciplina de Terapia Cognitiva do curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). Coordenadora, supervisora e colaboradora dos setores de pesquisa e tratamento para compras compulsivas do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (Pro-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Presidente da Associação Viver Bem.

Sobre o lançamento

Um minuto para comprar e uma vida para pagar: significados das compras para compradores compulsivos e suas famílias

Dia: 16/8/2018

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Livraria da Vila (JK Iguatemi)

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.