Luto: ex-aluna Janaína Quintas Antunes

Pesquisadora realizou doutorado no Pós em Comunicação e Semiótica

por Redação | 19/03/2024

O Pós em Comunicação e Semiótica lamenta o falecimento de Janaína Quintas Antunes, egressa de Doutorado da PUC-SP e ex-presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), vítima de acidente fatal, em 14/3, na cidade de Linhares (ES).

Leia a seguir a nota de pesar do Programa e clique aqui para ler a da ABCiber.

NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza que comunicamos o trágico falecimento da Profa. Dra. Janaína Quintas Antunes, aluna egressa extremamente querida do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sob a orientação do Prof. Dr. Eugenio Trivinho e com defesa realizada em 2017, seu doutorado intitulado "Comunicação e Cultura Nobrow: A Internacionalização do Inclassificável pelo Ciberespaço" foi publicado pela editora Gênio Criador e se tornou uma obra de referência em vários cursos no Brasil.

Janaína era uma pesquisadora talentosa, grande articuladora de grupos e presença relevante em associações, deixando um legado significativo em nossa comunidade acadêmica. É importante destacar além disso que sua contribuição foi além do intelectual, refletindo-se em sua sensibilidade, boa vontade e habilidade em construir pontes entre pessoas e ideias. Com uma postura colaborativa e determinada a superar desafios, a passagem de Janaína pelo PPGCOS será sempre lembrada com uma mistura de saudades e gratidão.

Além de sua atuação destacada no PPGCOS, Janaína desempenhou um papel fundamental na Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), onde foi a primeira mulher eleita como Presidenta no biênio 2020-2021. Sua gestão foi marcada por grandes conquistas e avanços significativos, deixando uma marca indelével na história da associação.

A tragédia de sua partida prematura, vítima de um acidente fatal na noite de sexta-feira, dia 15 de março de 2024, em uma estrada no interior do Espírito Santo, nos causou grande comoção. Neste momento de profunda dor, expressamos também nossa solidariedade aos amigos e familiares de Janaína Quintas Antunes. Desejamos que encontrem conforto e força para lidar com essa perda irreparável.

Neste momento de grande desalento, em nome da Coordenação e de todo o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, gostaríamos de concluir nossa homenagem à Janaína Quintas Antunes reforçando nosso respeito por suas notáveis contribuições intelectuais e, especialmente, nossa profunda admiração por sua generosidade e sua incansável dedicação ao avanço da ciência. Sua ausência será sentida em todos os corações que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Lucia Leão e Rogério da Costa
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo