Participação da comunidade na campanha de doação de sangue supera expectativas

Ação fez parte dos eventos de recepção de novos estudantes e foi realizada em 14 e 15/8, no campus Monte Alegre

por Cláudio Oliveira | 16/08/2023
Renata Nascimento/ ACI PUC-SP

A comunidade puquiana participou ativamente da segunda edição da Campanha de Doação de Sangue, que integra a recepção aos novos estudantes da PUC-SP. A meta estabelecida pela Fundação Pró-Sangue no campus Monte Alegre era conseguir 50 doações em cada um dos dois dias que a Campanha foi realizada, nas manhãs de 14 e 15/8. Mas o envolvimento da comunidade ultrapassou as expectativas e foi possível coletar 113 doações.

A campanha é realizada pela Pastoral Universitária, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC) e diversas entidades estudantis: centros acadêmicos de Direito, Fisioterapia, Ciências Sociais e Serviço Social, Atléticas de Relações Internacionais e de Direito, além do apoio da PUC Jr. Consultoria e Prisma Consultoria Internacional.

“Durante a pandemia da Covid 19, e também depois, percebemos que os hemocentros tinham uma dificuldade ainda maior de conseguir doações. Como a locomoção até os centros de coleta poderia ser um problema, pensamos em trazer a campanha para a Universidade. Nas duas edições realizadas até agora a comunidade mostrou grande vontade de colaborar”, afirma José Antônio de Souza Alves, assessor da Pastoral Universitária.

“A primeira experiência, em março, foi tão exitosa que as representatividades estudantis me pediram para pensar na possibilidade de fazermos novamente. Trouxemos outra vez durante a recepção aos novos estudantes, dessa vez com dois dias de campanha, e novamente foi um sucesso”, ressalta o assessor.

Dando o sangue

Talita Pereira Rodrigues, estudante de Fisioterapia, havia doado sangue há menos de três meses, o que impossibilitava uma nova retirada. Mas isso não a impediu de participar da Campanha: Talita trabalhou voluntariamente na organização da atividade.

Integrante do C.A. Fênix, do curso de Fisioterapia, a estudante, em parceria com colegas do curso de Direito, fez o primeiro acolhimento dos doadores, para constatar se possuíam os pré-requisitos estabelecidos pela Fundação Pró-Sangue. “Como estudante da área da saúde é de grande importância estar aqui e participar disso hoje”, comemora a aluna.

Aprovados nesta triagem, os estudantes de Direito Bruna Grimaldi Franco e Paulo Sérgio Campos da Costa saíram satisfeitos em participar da doação. “É a terceira vez que doo sangue na vida, e a segunda aqui na Universidade. Na minha opinião, a doação de sangue é pouco incentivada no Brasil. Por isso, acredito que trazer essa oportunidade para os estudantes colaborarem é uma ação muito importante”, observa Bruna.

Costa também considera positiva a iniciativa na PUC-SP. “É muito bacana, interessante e necessária para a sociedade. Passamos por momentos muito difíceis e existem pessoas necessitando destas doações. Já doei duas vezes também e se houver novas campanhas aqui na Universidade participarei novamente”, promete Costa.

A campanha também contou com a cooperação de funcionários da Universidade, como Rodrigo de Souza, que trabalha no apoio ao Conselho de Administração e Finanças (Consad). Das três doações de sangue que já fez na vida, duas foram em campanhas realizadas na PUC-SP. “Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Ao participar dessa campanha, acredito que contribuí diretamente para o suprimento dos hemocentros”, afirma Souza.

O funcionário também considera que a campanha incentiva a consciência sobre a importância da doação, promovendo solidariedade e responsabilidade social. “Ações como esta promovida pela PUC-SP demonstram o comprometimento da Universidade com a sociedade”, reflete.