Pastoral Universitária celebra “Centenário do Cardeal da esperança”

Serão realizados vários encontros

por Redação | 14/09/2021

Por: Pastoral Universitária

No dia 14/9, Dom Paulo Evaristo Arns completaria 100 anos de vida. Como se sabe, alguns setores da sociedade da grande São Paulo já se preparam para fazer as suas homenagens a esse célebre pastor, que marcou a história da Igreja católica de São Paulo e a vida de muitas pessoas mundo afora.

Dentro desse contexto, a Coordenadoria de Pastoral Universitária da PUC-SP organizou uma série de encontros, com a participação de personalidades que conviveram e conheceram de perto Dom Paulo Arns. Essas atividades terão início no dia 15 de setembro e devem se prorrogar até meados de 2022.

O Brasil vive um momento muito delicado e incerto. O cenário político é de polarização e causador de muita confusão. O que agrava ainda mais a situação da ordem pública e o aprofundamento da crise das políticas públicas. Haja visto a área da saúde em pleno tempo de pandemia, o desemprego que cresce a galope, a fome toma proporções que a muito não se via, as ameaças as instituições, o desrespeito aos direitos Humanos, o crescimento desenfreado da inflação e agora, o risco de uma crise Hídrica que pode colapsar o abastecimento de energia e de água em quase todo o território nacional. Se antes da pandemia a situação do país já reclamava cuidados, agora o quadro tornou-se muito mais dramático.

Diante de uma conjuntura tão sombria como essa, trazer à tona o nome de Dom Paulo é muito significativo e deve ser entendido como uma grande contribuição para olharmos tudo isso na perspectiva do seu apostolado. Ou seja, iluminados pelo seguimento e/ou anuncio de Jesus de Nazaré, acreditemos que, assim como mostrou o nosso Cardeal, a esperança e o sonho de uma sociedade em que caibam todos, principalmente os mais fracos, triunfará.

.A principal bandeira do nosso querido Cardeal foi a luta pelos direitos Humanos, a Democracia, a liberdade e a construção de uma sociedade mais justa. Seu arcebispado foi marcado por atitudes proféticas, generosas, críticas, resistentes e esperançosas, com firmeza e decisão. Sempre se colocou em posição de combate e resistência frente a situações comprometedoras da vida dos mais vulneráveis.

Andamos órfãos de lideranças autênticas e comprometidas com a causa dos mais pobres. Por isso, essas comemorações poderão ser ocasião não só de fazer memória desse ilustre pastor, que exercia sua liderança com personalidade, sensibilidade e firmeza, mas serve de inspiração e motivação para todos nós. Quer dizer, pode despertar em cada um de nós o sentimento de indignação e nos envolver em ações que possibilitem quebrar essa espiral de violência e das mais variadas formas de injustiças que assolam a todos. Daí, fazer irromper o sonho de construção de um momento novo e melhor.

Por fim, como já foi mencionado, celebrar o seu centenário é mais do que lembrar ou recordar os seus feitos, é fazer das celebrações um verdadeiro ato de luta contra todas as formas de injustiças que impem de pensar em um mundo que a luz da mensagem de Cristo brilhe um sinal de esperança.

Roteiro

O evento “Centenário do Cardeal da Esperança”, se dará por meio da realização de aproximadamente 12 encontros, com duração de 1h cada um deles, e contará com a participação de duas personalidades que conviveram e/ou conheceram de perto Dom Paulo Evaristo Arns. Os formatos dos encontros vão de uma conversa entre dois amigos sobre um amigo comum, palestras, colóquios e mesas redondas. Veja na imagem abaixo o primeiro evento, em 15/9.

O calendário prevê a realização de um ou dois encontros por mês, ao logo do segundo semestre de 2021 e do primeiro semestre de 2022.

Ao final do evento, o conteúdo dos encontros será convertido em uma pequena coletânea de textos para publicação.