PróCRC celebra resultados dos programas oferecidos pelo Santander

Estudantes foram beneficiados com bolsa permanência e chips

por Redação | 22/06/2021

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (Pró-CRC) apresenta os resultados obtidos com a participação da Universidade nos programas Santander para concessão de bolsas de permanência e de chips.

“É uma alegria poder noticiar a finalização do Programa Bolsa Santander 2021, que neste ano ampliou de 10 para 15 as bolsas permanência, as quais foram destinadas a estudantes bolsistas. Vale destacar a ação afirmativa para estudantes pretos, pardos e indígenas que reservou um terço das bolsas para esse público. Especial destaque merece, ainda, uma nova modalidade implementada neste ano: a oferta de chips do Banco Santander 2021, que ofereceu 200 chips para estudantes bolsistas”, afirma o prof. Pedro Aguerre, assistente Especializado da Pró-CRC.

Bolsa Permanência

A Universidade destinou 15 bolsas de R$ 300 por mês, durante 12 meses, no âmbito do Programa Bolsa Santander Graduação 1/2021, para estudantes de graduação da PUC-SP.

No processo 1/2021 houve 262 candidatos inscritos; 160 candidatos cumpriram a primeira etapa do processo de seleção e responderam, dentro do prazo do edital, o questionário socioeconômico. Desses 111 candidatos eram bolsistas Prouni ou Fundasp 100%.
A seleção final, assim, de acordo com o Edital, beneficiou 10 alunos com condição socioeconômica vulnerável e maiores médias escolares nos cursos. Cinco Bolsas foram destinadas à Política Afirmativa de inclusão de alunos negros e indígenas, com condição socioeconômica vulnerável, os quais também apresentaram elevada média de rendimento escolar.

Com relação ao novo Programa, de oferta de chips do Banco Santander 2021, na primeira etapa os estudantes se inscreveram no site do Banco Santander, chegando a 289 inscrições válidas, ou seja, de alunas/os regularmente matriculados na PUC. A partir deste primeiro grupo, foi elaborada a lista final de candidatos ao benefício, atendendo os seguintes critérios: a) ser bolsista das modalidades Prouni e Fundasp; b) ser bolsista beneficiário de outras modalidades de bolsa ou de qualquer modalidade de financiamento estudantil e c) ter médias escolares elevadas. Dos 200 estudantes chamados, 113 confirmaram o interesse, obtendo o benefício. Diante disso, e observando uma prorrogação de prazo oferecida pelo Santander, o processo foi reaberto, dando oportunidade não só àqueles já habilitados que haviam ficado em lista de espera, mas reabrindo o chamado para a comunidade discente puquiana. Foram atendidos, nesta etapa suplementar, mais 56 alunos, perfazendo o total de 169 chips distribuídos a estudantes da PUCSP.