Prof. Jarbas Vargas Nascimento está entre personalidades negras mais influentes da lusofonia

Docente do Pós em Língua Portuguesa figurou na edição 2022 da "Powerlist 100"

por Redação | 06/12/2022

O prof. Jarbas Vargas Nascimento (Pós em Língua Portuguesa) acaba de ser indicado como uma das 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia, na Powerlist 100. Trata-se de uma aliança entre a Bantumen e diferentes plataformas de comunicação para homenagear e celebrar a multiplicidade, excelência e potência de pessoas negras que partilham o português como língua materna, independentemente da sua posição geográfica.

Nesta segunda edição, 74 jornalistas e produtores de conteúdo digital votaram em mais de 220 personalidades para eleger as 100 Mais Influentes de 2022. O prêmio é anual.

“É com enorme alegria que recebo essa honraria. A iniciativa de divulgação dos feitos de várias personalidades da comunidade negra, nos países lusófonos, realizada por plataformas de comunicação espalhadas pelo mundo, permitiu-me representar a PUC-SP, no cenário acadêmico lusófono, como docente e pesquisador negro do ensino superior brasileiro. Esse prêmio não é somente meu; é também da PUC-SP, cujo espaço de formação acadêmica me possibilita sinalizar inquietações impostas ao negro brasileiro”, afirma o prof. Jarbas Vargas Nascimento.

“Quero compartilhar, também, essa premiação com todos aqueles que contribuem para alterarmos o cenário cultural brasileiro, marcado por uma crise de desigualdade social e identitária, que vai na contramão de políticas democráticas, que visam às ações afirmativas de inclusão de sujeitos negros, historicamente excluídos pela elite”, conclui o docente.

Clique aqui para saber mais.

Em outubro, o prof. Jarbas recebeu a medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil. Confira: 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.