PUC-SP participa da Expo Favela 2023

Profs. Elizabeth Cardoso (Literatura) e Amailton Azevedo (ProCRC) estarão na Arena Universitária

por Thaís Polato | 28/11/2023
Divulgação

A PUC-SP participa, de 1º a 3/12, da Arena Universitária da Expo Favela Innovation 2023. A Universidade será representada pela profa. Elizabeth Cardoso (Pós em Literatura) e pelo prof. Amailton Azevedo (Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias).

A Universidade dispõe de uma cota de convites para a comunidade. Os interessados devem clicar aqui e preencher o google forms. O evento acontece no Expo Center Norte e a cota de ingressos é limitada.

A profa. Elizabeth conta que, ao participar da primeira edição da Expo Favela em São Paulo, no início do ano, sugeriu à organização que houvesse um espaço no evento para as universidades. “Tudo lá é muito pulsante e potente, as instituições de ensino não poderiam estar fora. Fui ouvida e agora participaremos junto com outras universidades e com todos os outros setores que integram esse evento incrível”, afirma a docente.

Potenciais sociais, culturais, políticos da Universidade

A partir do tema Território de encruzilhadas culturais e políticas, ela e o prof. Amailton abordarão, em uma palestra conjunta, os potenciais sociais, culturais, políticos da Universidade, enquanto espaço de circulação de saberes, sujeitos e comunidades que atuam na construção de uma sociedade justa, inclusiva e antirracista.

“Ambos somos pessoas da periferia de São Paulo e refletiremos sobre o tema em conjunto, levando também nossa trajetória acadêmica para a Arena Universitária”, afirma a profa. Elizabeth. “A educação superior tem importância para o crescimento profissional e pessoal, ou seja, a universidade é um espaço estratégico para o empoderamento de pessoas periféricas e das favelas. A PUC-SP deve cada vez mais ser um espaço de oportunidade para essas pessoas, repeitando e valorizando suas histórias e saberes. É nisso que acredito, é por isso que trabalho”, conclui a docente.

Caminhos para tornar a PUC-SP mais negra e popular

Para o prof. Amailton, a presença na Expo Favela aproximará a PUC-SP das agendas das periferias. "Ignorar essa agenda é ficar de costas para uma parte do Brasil. É chegada a hora de estreitarmos diálogo para alargar os caminhos que levem a PUC-SP a se tornar mais negra e popular. Porque não? Os(as) historiadores(as) já nos revelaram que grandes escritores(as), músicos, poetas, esportistas e políticos(as) tinham ascendência negra e eram nascidos nas camadas populares. Machado de Assis, Lima Barreto, Garrincha, Conceição Evaristo e tantos outros(as), são exemplos notáveis do que o povo negro mestiço periférico pode dar de contribuição a um novo projeto de nação", ressalta o assessor da Pró-Reitoria de Relações Comunitárias .

Expo Favela Innovation

O evento é uma feira de negócios, que dá visibilidade aos empreendedores e startups da favela, a partir da promoção do encontro destes negócios com investidores que possam acelerá-los.

Em 2022, quando houve a primeira edição, foram mais de 2000 negócios inscritos, 500 expositores de todo o país e mais de 30 mil visitantes. Em 2023, ela acontecerá em vários estados, além de São Paulo.

Clique aqui para saber mais.