Reitora e vice participam de encontro com funcionários

Reunião virtual aconteceu na manhã de 3/2.

por Bete Andrade | 04/02/2021

A reitora Maria Amalia Pie Abib Andery e o vice-reitor Pedro Paulo Teixeira Manus se reuniram online, na manhã da quarta-feira (3/2), com funcionários da PUC-SP. O encontro virtual faz parte de uma prática iniciada na gestão passada de promover reuniões com seus colaboradores. "Esses encontros já ocorriam na outra reitoria, e essa prática foi interrompida no ano passado, por conta da pandemia. Essa é uma reunião de começo de ano, na qual quero apresentar a nova gestão e perspectivas sobre o 1° semestre de 2021".

Maria Amalia começou falando sobre a formação da nova gestão e da posse dos novos assessores e assistentes, que acontece em março. Ela esclareceu que a demora nesta transição faz parte de um acordo firmado junto à DRH, que teve como objetivo garantir a continuidade nos contratos de docentes que são renovados no mês três.

Na sequência, ela passou a palavra para o vice-reitor que se apresentou e falou da satisfação com esses encontros. "Eu fico muito satisfeito com a oportunidade de conversar com os funcionários, antes do início do semestre letivo. Essa prática, desde a gestão antiga, de sempre manter o diálogo com funcionários, professores e alunos, é uma das boas ações dessa Reitoria, que inclusive buscamos implementar na Faculdade de Direito. A ideia é sempre trabalhar junto para acertar o máximo e errar o mínimo”.

Ao retomar a palavra, a reitora falou da proposta de trabalho para o 1° semestre e do esforço de toda sua equipe para manter a Universidade em atividade e garantir as atividades acadêmicas durante o ano de 2020. “De maneira muito rápida e eficiente, nós conseguimos levar para a atividade remota, e não se trata de EaD, o ano acadêmico da PUC-SP em 2020. O resultado é que terminamos com todos nossos cursos (graduação, pós-graduação e educação continuada) com suas atividades plenamente cumpridas”. Ela lembrou também que as avaliações realizadas pela CPA foram bastante positivas e que as únicas atividades não concluídas, durante a pandemia, são os estágios dos alunos do 4° e 5° ano da Faculdade de Medicina, que estão sendo realizados agora no início de 2021.

Ela lembrou também que, apesar das dificuldades criadas pelo governo federal, a Instituição manteve seu sistema de bolsas, garantindo a permanência de alunos bolsistas Prouni e Fundasp, além de realizar novas processos seletivos para bolsas de graduação e pós-graduação da Universidade. “Fomos também a primeira universidade que atendeu a demanda de alunos por equipamentos de informática e pacotes de dados de internet, quando iniciamos as atividades remotas. Então, a PUC-SP se sai bem do ponto de vista acadêmico, administrativo e do apoio comunitário aos seus estudantes’.

Maria Amalia fez um agradecimento especial aos diversos setores da Universidade que se adaptaram à nova forma de trabalho durante a pandemia e tornaram possíveis a realização das diversas atividades realizadas pela PUC-SP.

Em relação ao semestre letivo, a reitora lembrou que ele terá início no dia 1°/3, seguindo as determinações das autoridades governamentais, especialmente do governo do Estado de São Paulo.

Foram temas do encontro também a implementação dos novos e-mails para funcionários e professores; a mudança do calendário universitário, uma vez que o governo do Estado cancelou alguns feriados; e a aprovação dos regulamentos da graduação, pós-graduação e educação continuada;

Na última parte do encontro, os funcionários tiveram a oportunidade de fazer perguntas e solucionar dúvidas. A atividade contou com a presença de cerca de 250 participantes online.