Simpósio sobre Psicologia do Esporte reúne atletas e especialistas

Entre os debatedores estão a campeã olímpica Fofão e o lutador de MMA Marcos Rogério de Lima, o Pezão

por Redação | 31/08/2017

Os megaeventos esportivos sediados no Brasil abriram um importante espaço para os atletas, nas mais diversas modalidades, assim como deram mais visibilidade aos membros de comissão técnica e psicólogos que atuam na área.

O legado deixado pela Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016 também trouxe consigo uma reflexão sobre a precariedade do cotidiano dos atletas e a necessidade de debater as políticas de esporte vigentes no país.

Para analisar este cenário, a Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e o Departamento de Psicologia Social da PUC-SP, coordenado pela professora Juliana Camilo, promovem no dia 11/9, a partir das 18h, o Simpósio “A Psicologia do Esporte e os Dilemas do Esportes no Brasil”. O evento, que reunirá especialistas e atletas, tem como objetivo discutir a atuação da Psicologia do Esporte e seus impasses, assim como os desafios do esporte de alto rendimento.

Entre as presenças confirmadas estão a campeã olímpica Fofão, ex-jogadora mais vitoriosa da história do vôlei feminino brasileiro; o lutador de MMA Marcos Rogério de Lima, o Pezão; professora Kátia Rúbio, membro da Academia Olímpica Brasileira com 24 livros publicados na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos; a atleta da seleção brasileira de esgrima Naira Ferreira; o coordenador de Esportes da Rádio Bandeirantes, apresentador e maratonista, Ricardo Capriotti; e o ortopedista Daniel Gomes, médico do Comitê Olímpico Brasileiro nos Jogos Sul Americanos 2002.

As mesas serão coordenadas pela professora Juliana Camilo, que é docente do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP, da Universidade Paulista (UNIP), além de atuar em equipes de MMA e no atendimento de atletas de alto-rendimento nas modalidades de Karatê, Esgrima, Natação e Motocross; e pelo professor Fabio Jorge Renovato França, coordenador do curso de Fisioterapia e docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da PUC-SP.

Durante o evento, que será realizado no Tucarena, também haverá sessão de autógrafos e venda dos livros Atletas Olímpicos Brasileiros”, por Katia Rúbio, “Afinal, quem são os atletas de MMA?”, escrito pela professora Juliana Camilo (coordenadora do evento); e “Mangás, Animes e a Psicologia?”, coordenado pela professora Ivelise Fortim (Psicologia PUC-SP), além de apresentação de Karatê e Kodudô, com a Associação Mugem Kan, coordenada pelo sensei Gilson Nunes.

O simpósio é gratuito e as inscrições devem ser feitas no site: https://goo.gl/ET59Nc.

 

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.