“Terra Preta”: estudantes exibem minidocumentário

Trabalho de estudantes de Jornalismo retrata Quilombo São Pedro

por Redação | 22/11/2017

A realidade quilombola atual serviu de mote para um grupo de estudantes do sexto semestre de Jornalismo realizar o minidocumentário "Terra Preta". O trabalho mostra o Quilombo São Pedro, localizado no Vale do Ribeira, a mais de 300 quilômetros da capital paulista, e será exibido dia 30/11, às 20h30, no campus Monte Alegre (1º andar, auditório 100).
Segundo os realizadores, o filme procura analisar como a ausência de direitos básicos e o conflito sobre a posse da terra impossibilitam o exercício pleno da cidadania. “A abolição da escravidão não significou o fim das desigualdades: elas apenas ganharam outras dimensões. O povo negro perdeu o status de escravo, mas se manteve marginalizado. Não havendo mais distinção jurídica entre os trabalhadores, a marca étnica e histórica da população negra foi reinventada como social. A ausência de políticas públicas reproduziu e ampliou as desigualdades, marcando homens e mulheres até hoje”, afirmam. “Um dos fenômenos do período escravagista foi o surgimento de quilombos, polos de resistência de escravos que conseguiram escapar de seus algozes. Até hoje, as comunidades e seus territórios existem como cicatrizes desse tempo”, ressaltam os estudantes.

Terra Preta

Direção e edição: Guilherme Prado