04 mai

Oficinas Pedagógicas do NTC

Formação do Educador Social

Datas: 04, 11, 18 e 25/05 (4 dias de 8h) - R$ 290,00

1º dia: Manhã

  • Abertura – Acolhimento
  • Identidade
  • Diversidade Cultural

Tarde

  • Concepção de Educação
  • Papel do Educador

2º Dia: Manhã

  • Concepção de Família
  • Análise de Conjuntura

 Tarde

  • Linguagens Diferenciadas – Artes Plásticas e Educação

3º Dia: Manhã

  • Direitos Humanos
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Tarde

  • Linguagens Diferenciadas – Jogos Dramáticos e Educação

4º Dia: Manhã

  • Linguagens Diferenciadas – Cinema e Educação

Tarde

  • Planejamento Participativo
  • Avaliação Emancipatória

 

Educação de Jovens e Adultos - EJA

Datas: 04, 11, 18 e 25/05 (4 dias de 8h) - R$ 290,00

1º Dia: Manhã

  • Apresentação dos participantes
  • Expectativa em relação a formação
  • Linha do tempo sobre a Educação de jovens e adultos no Brasil

Tarde

  • Concepção de educação
  • Papel do educador e perfil do educando na EJA

2º Dia: Manhã

  • O que é o Método Paulo Freire?
  • Reflexões sobre alfabetização e letramento

Tarde

  • Psicogenese da língua escrita na educação de jovens e adultos

3º Dia: Manhã

  • Planejamento e avaliação na EJA

Tarde

  • Oficina de leitura, escrita e matemática
  • Jogos e brincadeiras

4º Dia: Manhã

  • Oficina de leitura, escrita e matemática
  • Jogos e brincadeiras

Tarde

  • Oficina de leitura, escrita e matemática
  • Jogos e brincadeiras

 

As Contribuições das Linguagens Artísticas como Metodologia de Ensino e Aprendizagem: Atividades Práticas com Teatro, Bonecos, Música e Dança Popular

Datas: 04, 11 e 18/05 (3 dias de 8h) - R$ 290,00

1º dia: Manhã

  •    Abertura
    • Apresentação da proposta da oficina-
    • Apresentação individual e coletiva
  • Identidade e linguagem – Relações pessoais e interpessoais – Autonomia – Integração e Socialização;
  • Cultura – Manifestações culturais
  • Introdução à Linguagem:
  • Vygotsky, - Introdução a teoria da aprendizagem e importância da linguagem /
  • Paulo Freire  - dialogo e linguagem no processo de Alfabetização: oralidade, leitura e escrita

    Tarde:

  • Educação X Metodologia
  • Introdução à Linguagem Corporal e Expressão: corporeidade e movimento corporal, ritmo, movimento individual e coletivo
  • Introdução a Linguagem do Teatro e metodologia do Teatro do Oprimido
  • Jogos e exercícios
  • Música e dança popular
  • 2º Dia: Manhã
  • Processos de criação e Corporeidade na Educação: 
    • Introdução a Linguagem do Teatro Clown
    • Máscara, Jogos e exercícios
    • Introdução a Linguagem do Teatro de Bonecos
    • Criação: Confecção de Bonecos (Bunraku;)

Tarde

    • Teatro de Bonecos
    • Exercícios de criação, improvisação e manipulação com bonecos de fantoche da Zazarte Produções. 
    • Introdução a Linguagem do Teatro de

Sombras Chinesa

    • Criação: Confecção de Bonecos de Sombra

3º Dia: Manhã

  • Desafios e avanços na relação ensino e aprendizagem e relato de experiências acerca das contribuições das linguagens (temas transversais e ações de prevenção, etc).
  • Introdução ao Planejamento Participativo Pedagógico (Criação de roteiro a partir das linguagens abordadas)
  • Pesquisa e Produção

    Tarde

  • Ensaio
  • Produção
  • Apresentação como prática de mobilização e intervenção sócio educacional
  • Sistematização e Avaliação

 

Música e Educação

Datas: 04, 11 e 25/05 (3 dias de 8h) - R$ 240,00

1º dia: Manhã

  • Abertura - Acolhimento
  • Apresentação da proposta da oficina – “Música e Educação”.
  • Identidade e música – mapa sonoro interno, autoconhecimento, ativando o sentido da escuta; potencialidade humana em criar, ecologia acústica e descoberta dos sons.
  • Ampliando o conceito de música– Reflexão sobre os diversos conceitos e o contexto histórico.
  • As propriedades do som e a ampliação da relação com a escuta.

Tarde:

  • Trabalho com a voz e o corpo
  • Percussão corporal
  • Objetivo da educação musical
  • Concepção de educação e música
  • Improvisação como ferramenta pedagógica
  • A música como jogo – relação de formas de atividade lúdica infantil – Piaget e as dimensões presentes na música.
  • A expressão musical infantil.
  • Etapas da construção de instrumentos: a escolha de materiais, pesquisa, acervo, estética, construção coletiva.

2º Dia: Manhã

  • Instrumentos e objetos que emitem sons, instrumentos para fazer e exercitar música.
  • Aspectos importantes para a construção de instrumentos.
  • Possibilidades e variedade, pesquisa, planejamento e criação de instrumentos.
  • Construção de instrumentos e objetos sonoros – “Cotidiáfonos” (Judith Akoschky) – instrumentos feitos com objetos do cotidiano.

Tarde

  • Classificação dos instrumentos de acordo com o modo que são produzidos (1914 – Musicólogos Sachs e Horns Boestel): Idiofones, membranofones, cordofones, eletrofones.
  • Metodologia - conexão com a cultura, diálogo com outras áreas do conhecimento
  • Universo cultural infantil: brinquedos, parlendas, acalantos e brincadeiras de roda.

3º Dia: Manhã

  • Paisagem Sonora
  • Registro sonoro e notação – criação de partituras gráficas.
  • Escuta sonora e musical: apreciação musical

Planejamento/ criação em subgrupos para apresentação a partir de uma das opções importantes no trabalho de música na educação: Inventar canções; a canção/ repertório; elaboração de arranjos; integrar som e movimento - dançar, dramatizar e cantar; sonorização de histórias: voz, corpo e/ou objetos.

Tarde

  • Mostra com experimentação dos instrumentos construídos
  • Apresentação da produção dos subgrupos
  • Observação, registro e avaliação.

 

Identidades Sexuais e Gênero na Educação

Datas: 25/05, 01/06 e 08/06 (3 dias de 8h) - R$ 240,00

1º dia: Manhã

  • Abertura - Acolhimento
  • Apresentação da proposta da oficina – Introdução.
  • Conceitos de identidade e subjetividade
  • Identidade como construção histórica e social
  • Modos sociais de produção da subjetividade
  • Nossas múltiplas identidades sociais

     Tarde

  • Crises da identidade e políticas identitárias
  • Surgimento e trajetória do movimento homossexual
    • Alemanha, Estados Unidos e Brasil

    2º Dia: Manhã

  • Distinção entre sexo, gêneros e sexualidades
  • A invenção do sexo
  • A construção do gênero
  • Expressão das sexualidades

      Tarde

  • Identidade de gênero
  • Orientação sexual e identidades sexuais
  • Teoria e política pós identitária

     3º Dia: Manhã

  • Moral e ética
  • Pânicos morais e o discurso da “ideologia de gênero”
  • Cruzadas moralistas pela educação
  • Gênero e sexualidade na política educacional brasileira

     Tarde

  • Escola Sem Homofobia e a denominação “kit gay”
  • Construção de uma pedagogia do respeito à diversidade sexual e de gênero
  • Órgãos de proteção a LGBTs
  • Avaliação

 

Incrições e mais informações

ntc@pucsp.br
(11) 3864-6503 / 3864-7377

 

Promoção
Faculdade de Educação
Núcleo de Trabalhos Comunitários - NTC
 

Programe-se

04/mai até 08/jun
8:00
Campus Monte Alegre
PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.