Derdic participa de Fórum Nacional de Empregabilidade das Pessoas com Deficiência

Evento foi realizado em Brasília, no dia 2/7, e reuniu membros do governo federal, parlamentares, empresas e organizações da sociedade civil

por Redação | 16/07/2019

A Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação), participou, no último dia 2/7, do Fórum Nacional de Empregabilidade das Pessoas com Deficiência, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. O convite foi feito graças ao êxito do Programa de Empregabilidade da Pessoa Surda, liderado pela professora Gisela Leite Nunes, que, na ocasião, participou da mesa temática coordenada pela deputada federal Maria Rosas, e, em parceria com a analista de Recursos Humanos da Camicado, Letícia de Fátima Silva Medeiros, apresentou casos de sucesso na inclusão profissional da Pessoa Surda no mercado de trabalho. A mesa de abertura contou com a participação da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira, que é professora de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da PUC-SP, integra a equipe do Programa de Acessibilidade da Derdic e é a primeira surda a participar do segundo escalão do governo.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência fortalece o reconhecimento do fomento à participação das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, sendo importante ferramenta de inclusão social e autonomia. Entretanto, boa parte das empresas afirma não conseguir cumprir a Lei de Cotas para PcDs em função dos mesmos não apresentarem qualificação adequada para as vagas. Já as organizações que defendem os direitos da pessoa com deficiência falam da dificuldade dos empregadores olharem a questão de forma profunda, procurando de fato identificar vagas possíveis e realizar um programa de capacitação, bem como preparar o ambiente de trabalho para que este profissional possa exercer de forma produtiva e adequada a função para o qual foi contratado.

O Fórum reuniu pessoas com deficiência; representantes dos ministérios da Economia e da Cidadania; do Ministério Público do Trabalho; do SENAC e do SENAI; de organizações de defesa das pessoas com deficiência; de OSCs, de empresas nacionais e multinacionais; e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Como o propósito do Fórum foi o de possibilitar o diálogo entre as partes envolvidas, prevalecendo o reforço ao cumprimento da legislação vigente, espera-se que os desdobramentos não comprometam a integridade e a dignidade das pessoas com deficiência.

Na foto, registro da reunião ocorrida no gabinete da deputada Maria Rosas (da esq. para dir.): Francisca Rodrigues, coordenadora de novos projetos da Fundação São Paulo; Pedro Ivo, da Fundação Republicana; Izabella Ribeiro, assistente de relações institucionais da BRASSCOM, Sérgio Sgobbi, diretor de relações institucionais e governamentais da Brasscom; Maria Rosas, deputada federal por São Paulo, e Maria Cecilia Santos, relações institucionais da Derdic/PUC-SP/FUNDASP.

Para saber mais sobre o evento, acesse o site da Câmara, ouça os áudios na íntegra clicando aqui ou acesse os vídeos com a participação da Derdic no Fórum Nacional de Empregabilidade das Pessoas com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.