Paulo Freire é homenageado

Evento acontece no campus Monte Alegre, de 27 a 30/5

por Redação | 28/05/2019

Com homenagem ao educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire e debates que abordam a cena política nacional e suas interseções globais, o Salão do Livro Político chega à quinta edição. Promovido por um grupo de editoras independentes, em parceria com a PUC-SP, o evento se realiza entre 27 e 30/5. Na foto, Tuca lotado durante a abertura do evento.

Educação será um dos temas mais abordados: da escolha do homenageado a debates sobre as ações do governo em exercício na área, a partir de temas como Eles têm medo da educação? e Educação sem ideologia?. Também haverá debates em torno de tráfico e milícias, opressão da mulher, resistência antifascista, hegemonia cultural, restauração conservadora na América Latina e mídia.

Entre os convidados estão Sabrina Fernandes, Guilherme Wisnik, Vladimir Safatle, Maria Cláudia Badan Ribeiro e Leda Paulani (USP), Flávia Birolli (UnB), Eduardo Fagnani (Unicamp), Peter Pál Perbart, Salete Oliveira, Reginaldo Nasser, Maria Lucia Barroco e a reitora Maria Amália Pie Abib Andery (PUC-SP).

Políticos do campo da esquerda também já confirmaram a presença, tais como o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o governador do Maranhão Flávio Dino, as deputadas Jandira Feghali e Talíria Petrone. Jornalistas considerado progressistas também estarão nas mesas, como Natália Viana (Agência Pública), Carla Jimenez (El Pais), Eleonora de Lucena (Tutameia) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).

A programação conta ainda com atividades culturais como apresentações do Slam da Guilhermina e do grupo teatral Quando Quebra e Queima.

Clique aqui ou aqui e confira a programação completa.

Sobre o Salão

Segundo a organização, o Salão do Livro Político pretende fortalecer as editoras, aumentar a visibilidade de suas obras e incentivar as vendas e a leitura de livros políticos, que representam atualmente em torno de 2,5% do total de obras publicadas por ano no Brasil (sociologia, filosofia e economia). O Salão recebeu cerca de 3,5 mil visitantes na última edição.

Promoção e realização: Alameda, Anita Garibaldi, Autonomia Literária, Boitempo, EDUC, Geração, Veneta.

Outras informações disponíveis na página oficial do evento no Facebook.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.