31º Encontro de IC: ciência e tecnologia como vetores de transformação da sociedade

Este ano o evento aconteceu de forma híbrida

por Cláudio Oliveira | 27/10/2022

A abertura do 31º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP foi realizada no Tuca, na manhã de 25/10. Estiveram presentes à mesa diretora do evento a vice-reitora Angela Brambilla Lessa; a pró-reitora de Graduação, profa. Alexandra Geraldini; o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio Alves da Fonseca; o coordenador do comitê institucional do PIBIC, prof. John Paul Hempel Lima e o assistente especializado para assuntos de Pesquisa da Reitoria, prof. Paulo José dos Reis Pereira.

Este ano o encontro do PIBIC, intitulado como “Ciência e Tecnologia: Os Grandes Vetores de Transformação da Sociedade”, evidencia principalmente as transformações das relações do ser humano com o mundo e é a celebração dos esforços constantes da Universidade pela valorização da pesquisa desde a graduação, também por meio da concessão de bolsas PIBIC/CEPE e da parceria com o PIBIC/CNPq.

O evento é uma oportunidade para apresentação dos resultados das pesquisas de IC realizadas de agosto de 2021 a julho de 2022.

Clique aqui e saiba mais.

Um dos participantes da atividade é o estudante de Ciências Econômicas, Carlos André, que trata em seu trabalho do racismo nos sistemas de admissão profissional. Com o título “RH Antirracista - Estudo dos Vieses Subjetivos dos Recrutamentos em Processos Seletivos Envolvendo Homens Pretos”, o trabalho foi orientado pela prof. Myrt Thânia Cruz (FEA). “Minha ideia é explicitar as especificidades do racismo sofrido por homens e mulheres negras. Pretendo investigar qual o viés está por trás do recrutamento de pessoas negras, bem como os desdobramentos inerentes à prática”, declara o estudante.

As alunas de psicologia Ana Clara Azanha do Nascimento e Luisa Mendes Correa Daud trouxeram para a atividade o tema da sexualidade na adolescência, com o trabalho “Discutindo Sexualidade com Adolescentes:  a criação de manejos para autonomia e cuidado em saúde sexual”, sob orientação da prof. Edna Peters Kahhale.

Elas criaram uma cartilha para ser distribuída aos educadores, para que estes tenham uma fundamentação teórica a respeito do tema. “A ideia é dispor suporte aos educadores para que possam oferecer aos seus alunos uma educação sexual que seja efetivamente democrática, voltada ao autocuidado, à afetividade para com parceiros e que desnaturalize e desuniversalize o sujeito, além de tratar das subjetividades nas relações sociais, partindo do desvelamento das contradições e da própria dialética social”, relata Ana Clara.

Os estudantes premiados no encontro do ano passado, Leonardo Florêncio de Carvalho (Direito), e Giovana Paiva de Luca (Medicina), estiveram presentes e falaram sobre seus projetos. No centro da imagem está o professor John Paul Hempel Lima, coordenador da PIBIC na PUC-SP.

Clique aqui para assistir ao evento.