Aluna do Direito participa da 23ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica

Sara Romero Tissi foi orientada pelo prof. Alvaro de Azevedo Gonzaga (Direito)

por Redação | 22/11/2023

Sara Romero Tissi realizou, entre 2021 e 2022, a iniciação científica intitulada As leis abolicionistas e sua representação no teatro do século XIX: A prevalência da Lei do Ventre Livre (1871) sob orientação do prof. Alvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga.

Com esta pesquisa, ela participou da 23ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica, organizado pelo Semesp e realizado em novembro deste ano. Foram cinco dias de evento com a apresentação de mais de 1.400 trabalhos de todo o Brasil. Ao final, nove trabalhos foram premiados e a iniciação científica de Sara foi reconhecida como a melhor na categoria concluído da área de Ciências Humanas e Sociais.

Trabalho premiado

“A pesquisa da dicente revela a qualidade da produção científica de nossa PUC-SP. Aliando sua formação em Artes Cênicas e Direito, Sara mostra que possui elementos indissociáveis para esse belíssimo trabalho", destaca o prof. orientador.

Sara conta que sua trajetória acadêmica sempre foi interdisciplinar. "Em 2018, quando me matriculei na PUC-SP para cursar Direito, também me tornei estudante de Artes Cênicas na UNESP. Eu sempre soube que, independente de em qual instituição aconteceria, eu desenvolveria uma Iniciação Científica, visto que me dedicar à pesquisa sempre foi um grande desejo. A ideia de pesquisar sobre Teatro e Leis Abolicionistas surgiu a partir de uma aula de História do Teatro Brasileiro na UNESP, mas foi na PUC-SP que encontrei o suporte de que precisava e decidi dar continuidade a este trabalho. Desde a sala de aula à biblioteca, sempre me senti incentivada a escrever e fui prontamente acolhida pela PUC-SP", enfatiza a discente.

Ela afirma que foi orientada pelo prof. Álvaro de Azevedo Gonzaga. "Desde o momento em que apresentei minha ideia, ele a abraçou e juntos construímos este projeto, que foi premiado no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC). Não me vejo tendo sido orientada por outra pessoa que não ele, em razão de sua produção acadêmica com questões sociais ter sido um ponto de intersecção essencial para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que me proporcionou um olhar diferenciado. Vejo no tema do trabalho grande relevância e pretendo buscar formas de garantir que ele chega a cada vez mais pessoas e, por esta razão, tenho como próximo passo a sua publicação em revistas acadêmicas. Assim, agradeço à PUC, ao Álvaro e ao CONIC por verem no meu trabalho não só qualidade, mas também importância", enfatiza Sara.