Aluno de Comunicação e Multimeios expõe TCC no saguão da biblioteca Nadir Kfouri

Atividade acontece do dia 25/11 a 2/12

por Redação | 22/11/2023

Thiago Domício, estudante do último ano de Comunicaçao e Multimeios, está realizando como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a exposição multimídia "Nessa Terra Todo Inseto Pertence ao Para-brisa", no saguão da biblioteca Nadir Kfouri.

A atividade de abertura acontece no dia 25/11, às 14h30. A exposição fica disponível para visitação até 2/12.

Sobre a exposição

A exposição é composta por 11 quadros, além de cianotipias (processo fotográfico alternativo) e seu tema é de caráter socioambiental.
"Nessa Terra Todo Inseto Pertence ao Para-brisa" é um ensaio visual artístico multimídia, baseado na história e registros do processo de reassentamento da população do Sertão de Itaparica (PE) pela construção da hidrelétrica Luiz Gonzaga.
Cerca de quarenta mil pessoas foram desalojadas, e terras indígenas, como as do povo Tuxá, foram inundadas, resultando em afetos enterrados nas águas. Décadas depois, na nova Itacuruba, uma das afetadas, é considerada a cidade brasileira com o maior índice de suicídios. Agravando a situação, em 2011, surge um novo projeto de desenvolvimento na região: a proposta da construção de outra usina, desta vez, de matéria-prima nuclear.
O ensaio visual busca explorar imageticamente o imaginário desses acontecimentos, criando uma poética através da apropriação de imagens de origem documental e do acervo familiar do artista.
Nascido em Floresta (Pernambuco) nos anos 2000, Thiago Domício sempre teve interesse pela arte, seja no desenho, pintura, fotografia ou escrita. Mudou-se para São Paulo em 2020 para realizar sua graduação no curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP. A concepção do Trabalho de Conclusão de Curso não foi apenas um requisito acadêmico, mas uma oportunidade única para traduzir artisticamente a sua relação com a história da região. O TCC foi orientado pela profa. Ane Shyrlei Araújo.

"O curso de multimeios por si só é muito diverso e as vezes até difícil definir, seja pelas disciplinas, técnicas e teorias aprendidas. Por sua abrangência, tive a oportunidade de criar um projeto de conclusão quase tão variado quanto. Tentei incluir tudo que aprendi, a exemplo das cianotipias - um processo de fotografia alternativo dado em sala de aula. Creio que o maior ponto positivo do curso seja esse: a liberdade de escolha e multiplicidade de caminhos a se traçar", comenta o aluno.

Clique aqui e saiba mais.