Campus Ipiranga recebe debate das chapas para Reitoria 2024-2028

Atividade foi realizada na manhã de 8/5

por Redação | 08/05/2024
Cláudio Oliveira / ACI PUC-SP

Clique aqui e assista o debate na íntegra

Clique aqui e leia a reportagem do debate no campus Sorocaba (7/5)

As duas chapas que concorrem ao cargo de reitor e vice-reitor da PUC-SP (quadriênio 2024-2028), realizaram debate no campus Ipiranga, na manhã de 8/5 (assista ao vídeo da íntegra ao final da reportagem). A comunidade compareceu ao auditório para ouvir as propostas das chapas “PUC-SP: Nosso tempo é agora!”, dos profs. Márcio Alves da Fonseca (reitor) e Patrícia Jundi Penha (vice-reitora) e “Renova PUC-SP”, composta pelos professores e candidatos Vidal Serrano Nunes Junior (reitor) e Carla Reis Longhi (vice-reitora).

O debate, organizado Comissão Central Organizadora (CCO), contou com a mediação do jornalista Pedro Venceslau, formado pela PUC-SP e, atualmente, analista de política da rede CNN e colaborador da revista Piauí. “É uma alegria voltar à PUC-SP depois de quase trinta anos e ver que a Universidade continua com sua tradição democrática. Fiquei muito feliz também de ver o alto nível do debate e o grande envolvimento da comunidade. Espero que seja um processo de escolha bastante movimentado, porque isso alimenta a democracia interna da PUC-SP, uma marca da Universidade”, afirmou Venceslau.

A profa. Barbara Lutaif Bianchini, presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), destacou a qualidade e a pertinência das perguntas enviadas aos candidatos. “As questões tocaram em pontos que são essenciais para a melhoria da nossa Universidade”, afirmou a presidente da CCO, que ressaltou ainda que o processo de consulta à comunidade tem transcorrido com tranquilidade e sem intercorrências relevantes.

O debate foi dividido em quatro blocos: abertura, com a apresentação de cada um dos quatro postulantes; respostas às perguntas enviadas por docentes, alunos e funcionários, por meio de sorteio; perguntas de um candidato ao cargo de Reitor ao seu concorrente, com direito à réplica e tréplica; e, por último, as considerações finais.

Veja como as chapas avaliaram a participação no campus Ipiranga:

“Renova PUC-SP”

Vidal Serrano Nunes Junior (candidato a reitor)
“Foi um debate muito bacana, com ampla presença de alunos, funcionários e professores. Propostas foram discutidas e soluções já foram antevistas. O encontro foi frutuoso, o debate permitiu o contraditório, houve um diálogo aberto e franco com a universidade.”

Carla Reis Longhi (candidata a vice-reitora)
“Todos os debates são muito importantes, conseguimos conversar com as comunidades específicas de cada campus. É um momento fundamental, de nos apresentarmos, mas também de obtermos a percepção dos alunos, funcionários e docentes. O que interessa é a Universidade, o seu bom encaminhamento. Todos esses debates e o processo eleitoral contribuem muito para isso, porque são momentos nos quais discutimos o que queremos para a Instituição.”

“PUC-SP: Nosso tempo é agora!”

Márcio Alves da Fonseca (candidato a reitor)
“Nossa participação foi muito positiva, nos sentimos à vontade porque conhecemos bastante o campus Ipiranga. Esta é uma unidade estratégica, com a qual temos interação contínua. Por isso, sabemos das necessidades acadêmicas e de infraestrutura a serem buscadas. Pudemos mostrar que queremos o fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação daqui e também aprimorar o trabalho de extensão já realizado pelos professores da Teologia em todos os cursos da Universidade. Esta é uma experiência fundamental e que pode servir de modelo para outros cursos de graduação da PUC-SP.”

Patrícia Jundi Penha (candidata a vice-reitora)
“O debate foi muito produtivo, acredito que tivemos a oportunidade de aprofundar propostas do nosso programa de gestão, e deixar muito claro o valor que damos para nossa PUC-SP, que tem questões que precisam ser trabalhadas frente aos desafios contemporâneos, mas que também é uma Instituição com muitas potencialidades.”

Clique aqui para acessar a página da consulta à comunidade 2024 e acompanhar as datas dos próximos debates.

Assista à íntegra do debate do campus Ipiranga