Nota Pública da Pró-Rreitoria de Cultura e Relações Comunitárias

Conflito Israel/Palestina e convivência universitária

por Redação | 17/05/2024

NOTA PÚBLICA DA PRÓ-REITORIA DE CULTURA E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS (PROCRC)

CONFLITO ISRAEL/PALESTINA E CONVIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA

O conflito atual Israel/Palestina tem reverberado em nossa comunidade acadêmica nem sempre de forma respeitosa a toda pessoa envolvida no convívio universitário.

A PUC-SP é uma instituição comprometida com a liberdade de investigação, de ensino e de manifestação de pensamento.

Busca-se aqui formação acadêmica humanista, coerente com os princípios da ética cristã, com abertura ao diálogo e promoção do bem-comum.

Dentre suas finalidades está a promoção do desenvolvimento da solidariedade entre os povos, liberdade, caridade e responsabilidade, promoção da cultura da convivência e da não-violência.

A liberdade de expressão, pensamento, opinião, convicção política ou filosófica é um direito a ser garantido e respeitado, porém o exercício desse direito não pode ser abusivo ou gerar danos. Ofensas, desrespeito, intolerância, discriminação e racismo comportam responsabilização e reparação.

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, no intuito de fomentar as políticas de convivência universitária, tem realizado escuta ativa e diálogo com alunos (às vezes de campos opostos), docentes e Ouvidoria da Universidade. Percebemos a ocorrência de situações que configuram discriminação, racismo, agressividade, desrespeito, ofensas etc.

Há várias formas de desrespeito e discriminação, inclusive as sutis, ou não explicitamente intencionais, por vezes, percebidas apenas por aqueles a quem esse tipo de ação é dirigida, mas que também causam dor e sofrimento. Precisamos de uma pedagogia das relações mais amorosa, que busque inclusão, igualdade e cidadania plena.

Independentemente da necessária realização de estudos, seminários, encontros, palestras, leituras, discussões, que podem e devem ser efetuadas pelas unidades acadêmicas, no intuito de informar e formar os futuros profissionais de modo qualificado e condizente com o ambiente universitário, é preciso também aprendermos a conviver de forma não-violenta com as diferenças de identidade, cor, raça/etnia, origem, credo, cultura, capacidade, situação social, econômica e cultural, posições políticas, etc.

Somos diversos, mas absolutamente iguais na dignidade humana.

É nosso dever não adotar ou permitir condutas agressivas, nocivas ou quaisquer manifestações desrespeitosas e discriminatórias, até mesmo as de caráter sutil ou não explicitamente intencionais, que promovam direta ou indiretamente a desigualdade.

A Reitoria, e nela a PROCRC, está empenhada em prevenir, evitar atitudes e comportamentos discriminatórios, que desrespeitem a diversidade no âmbito universitário, mas também em responsabilizar com as medidas cabíveis atitudes e condutas antissemitas, islamofóbicas e xenófobas.

Esta é uma missão de responsabilidade de toda comunidade (docentes, discentes e funcionários). Por parte da PROCRC, solicitamos que quaisquer condutas sejam reportadas às coordenações de curso, direções e Ouvidoria para que, em conjunto, possamos tomar as providências necessárias conforme as normas internas vigentes. O silêncio é cúmplice da violência.

Queremos mobilizar a comunidade universitária para a promoção do diálogo permanente acerca dessa temática, promovendo um ambiente de diálogo na divergência, inclusivo e solidário. Nosso objetivo é sempre promover uma Cultura de Paz, na qual cada pessoa sinta-se acolhida e respeitada.