Curso de Relações Internacionais simula debates em língua inglesa

Atividade tem como base o Conselho de Direitos Humanos da ONU

por Redação | 02/06/2022

O curso de Relações Internacionais realizou no dia 27/5 o Cenários Beta, programa de práticas simuladas totalmente em inglês para estudantes da Universidade. O comitê simulado foi o Conselho de Direitos Humanos da ONU e teve como tema A Guerra na Ucrânia. A atividade ocorreu no âmbito do Projeto Cenários, programa de extensão do curso graduação em RI para realização de simulação de organizações internacionais, sob a coordenação do prof. Arthur Murta.

“Essa é a primeira vez que o curso organiza a prática simulada de organizações internacionais. É um marco não apenas para o curso, mas também para a PUC-SP, pois estamos trazendo uma metodologia de ensino bastante difundida nos EUA e na Europa. Ela consiste em usar a prática simulada do modelo da ONU como forma de fazer o aluno associar teoria e prática. A metodologia, por si só, já é revolucionária, mas o fato de estar sendo realizada totalmente em inglês também é um marco importante. Aponta que o curso de RI e a Universidade estão caminhando para um processo de internacionalização da graduação". Pelo projeto Cenários já eram feitas simulações em português. Agora, com o início desses comitês em língua inglesa, se abre a possibilidade de futuras parcerias com a ARII (Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais da PUC-SP) para envolver alunos intercambistas. "Acreditamos que o resultado foi muito positivo. A atividade de hoje foi um exercício para que nossos alunos possam treinar suas habilidades em inglês durante a graduação”, afirma Murta.

A aluna Catarina Vinagre Braga, do terceiro semestre de RI, falou ao J.PUC sobre sua experiência como estudante e membro da equipe organizadora do evento, “Em primeiro lugar, destaco a importância de estar diante de uma simulação, uma situação na qual encontramos diversidade de opiniões. Às vezes, escolhemos um país cujo o tema não é exatamente a nossa posição pessoal, daí temos de nos colocar num lugar diferente e assumir temas com os quais nem concordamos. Isso faz com que o debate fique acalorado e é preciso controlar a ansiedade e o nervosismo para se manter o respeito. Essa experiência prática em Relações Internacionais, quando se lida com a diplomacia, é extremamente necessária”, afirma Catarina. A estudante também ressalta o fato da experiência ter sido em língua estrangeira, “O inglês é uma ferramenta universal para quem é internacionalista, é extremamente necessário, então ter uma simulação onde você consegue juntar o debate diplomático com o uso do inglês é relevante e necessário para uma experiência completa, dentro do curso de RI na PUC-SP”.

Catarina também falou sobre a equipe envolvida na realização da atividade. “Nós, do projeto Cenários, ficamos um mês na correria, para que esse evento acontecesse, então, estou muito feliz de ter dado tudo certo e ocorrido dentro do planejado. Houve alguns imprevistos técnicos com o computador e o ar condicionado, mas fora estes pequenos detalhes, tudo foi ótimo e obtivemos um grande engajamento por parte dos estudantes que participaram. Certamente isso tornou as discussões muito mais relevantes", afirma a estudante, que participou da mesa diretora e da mediação. "Fiquei extremamente entretida o tempo todo, com o alto nível mantido nos debates. Foi bom observar o resultado que isso trouxe para todos que estavam presentes", comemorou.

Segudo a estudante, o Cenários terá ainda outras simulações e atividades semelhantes a esta, ao longo do ano.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto Cenários.