Doutorando de Ciência da Religião é convidado para pesquisa em instituto indiano

Leonardo Stockler desenvolve sua tese sobre jainismo, religião fundada na época de Buda

por Renata Nascimento | 16/06/2023

Leonardo Stockler, doutorando em Ciência da Religião e membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental no Brasil (Ceral), foi convidado pela International School for Jain Studies (ISJS) para um estágio de nove meses em Poona, na Índia.

A proposta da ISJS consiste em dar oportunidade para Leonardo aprofundar sua pesquisa sobre a religião indiana jainismo, fundada na época de Buda. O foco do estudo é a relação entre os ascetas renunciantes e os leigos – duas esferas em que os ensinamentos espirituais dessa tradição são vividos.

O Ceral e a ISJS firmaram um acordo em 2022 após a visita da profa. Patrícia Souza (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Ceral). O objetivo deste acordo é criar um laço sólido entre as instituições de ensino para que haja um fluxo de pesquisadores entre a Índia e o Brasil. Segundo o prof. Frank Usarki, orientador de Leonardo e fundador do Ceral, a visita do discente é mais um passo no processo de formalizar o convênio entre as academias.

No que consiste o jainismo?

Leonardo explica que o jainismo, assim como o budismo, é uma tradição espiritual que se desenvolveu a partir do movimento śramana, por volta do século VI a.C, em um contexto externo ao hinduísmo, mas que compartilha com esse campo mais amplo uma série de conceitos tais como a ideia de karma, e samsara (o ciclo das reencarnações).

Diferentemente do hinduísmo, contudo, os jainas não se dedicam à adoração de deuses, mas a um esforço próprio de renúncia cujo objetivo é o fim do sofrimento e a libertação para além do ciclo de reencarnações. Para tanto, tomam como modelo de conduta e seguem os ensinamentos dos tirtānkharas, indivíduos que alcançaram a iluminação e puderam se libertar graças ao seu alto grau de renúncia e apreensão da realidade. Historicamente, o mais conhecido e mencionado dentre eles foi Mahavira, que chegou a conviver com Sidarta Gautama, o Buda.

O aluno também explica os dois conceitos centrais da sua tese. Os ascetas renunciantes são aqueles indivíduos que abandonaram a vida comum e se dedicaram exclusivamente à espiritualidade. Leigos são aqueles que seguem os ensinamentos da religião, mas continuam vivendo uma vida comum, casando-se, tendo filhos, trabalhando. Assim como o catolicismo tem os seus padres e as pessoas comuns, com o jainismo não é diferente – não são todos que podem seguir esse caminho de absoluta renúncia, mesmo porque, os monges dependem de uma série de serviços oferecidos pelos leigos, já que não podem nem mesmo cozinhar a própria comida, e só se alimentam daquilo que recebem como doação.

A experiência de Leonardo

Inicialmente, o aluno está participando de um curso intensivo de cinco semanas sobre os principais aspectos doutrinários da religião. Além deste curso, Leonardo também participará de um estudo com duração de nove meses sobre a língua prakrti, na qual foram escritos os textos sagrados dessa tradição.

“Sinto-me privilegiado e ao mesmo tempo comprometido com uma tarefa que me exige bastante responsabilidade, a de conhecer, interpretar, e transmitir para o público brasileiro os ensinamentos dessa longa tradição – de um ponto de vista científico, é claro”, comenta o discente.

Ele também afirma que a PUC-SP possui um papel indizível em sua trajetória. “Eu diria que minha carreira acadêmica simplesmente não existiria sem a PUC-SP, sem o Ceral, e sem a minha amizade intelectual com os profs. Frank Usarski, Rafael Shoji, Patrícia Souza e Roberto Simões”, conclui.