Doutorando vence maratona científica

Competição foi realizada pela Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG)

por Thaís Polato | 01/08/2023

“A ciência voltou!”, comemora o pesquisador da PUC-SP Rafael Garcia Campos, doutorando em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS). Em conjunto com Yara dos Santos (Universidade Federal do Amazonas-UFAM), Campos foi vencedor da II Maratona Científica da Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG), realizada durante o 18° Encontro Nacional de Jovem Cientista.

O evento ocorreu junto à 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 23 a 29/7, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A maratona vencida por Campos e Yara se tratava de desafio proposto pela Agência de Desenvolvimento Regional, Sustentável e de Inovação (Ageuni, Governo do Estado do Paraná), sobre como “comunicar para a sociedade o programa da agência, que financia projetos com integração com a Universidade, empresa, terceiro setor para desenvolver ciência e inovação".

“O que levo como reflexão dessa experiência singular é a valorização da diversidade sociocultural e fazer ciência em um país grande como o nosso, é muito desafiador. Porém, acredito veementemente no propósito e na paixão que impulsionam a mim e a muitos pesquisadores e pesquisadoras de todo o nosso país. Em especial, construir pontes para aproximação das Universidades e todo seu conhecimento científico a serviço da Sociedade, Estado e Empresas. A ciência voltou!”, afirma Campos.

Levantamento

Durante o 18° Encontro Nacional de Jovem Cientista, também ocorreu o lançamento do Dossiê Florestan Fernandes: estudo preliminar sobre a condição do pós-graduando brasileiro no mundo do trabalho e da formação.

O documento tem autoria de Cristiane Fairbanks (EHPS, PUC-SP), Elisangela Lizardo (EHPS, PUC-SP), Dan Olurruama (EHPS, PUC-SP) e Luana Bonone (Comunicação e Semiótica PUC-SP e Comunicação, UFRJ).

Em breve, o documento será apresentado na PUC-SP. Clique aqui para saber mais.