Evento: Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas completa 40 anos

Atividade acontece nos dias 12,13 e 14/9

por Redação | 05/09/2023

Nos dias 12, 13 e 14/9 ocorre na PUC-SP o evento Desafios da Cidade Contemporânea: 40 anos de Pesquisa Urbana, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanos (NEPUR).

Na ocasião serão celebradas as quatro décadas de trabalho do grupo de estudos, fundado e coordenado pela professora doutora Maura Pardini Bicudo Véras, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (CSOPOS), programa que comemora, também, seus 50 anos de existência. A ideia é discutir quanto as pesquisas sobre a questão urbana contribuíram para o entendimento sobre problemas do território direcionaram práticas para soluções viáveis, mas seguem impactadas pela recorrência das mais diversas desigualdades. Será lançado um olhar, em especial, para as questões relacionadas ao racismo e à alteridade.

O dia 12/9 será reservado para a mesa de abertura, às 15h, reunindo as três professoras fundadoras do NEPUR: Maura Véras, Lúcia Bógus, também profa. do CSOPOS, e Bader Sawaia, profa. do Programa de Psicologia Social da PUC-SP. Cada uma trará relatos sobre as conquistas desses 40 anos de trabalho do núcleo. Na sequência, às 15h30, terá início a mesa-redonda Desafios da Cidade Contemporânea: 40 anos de Pesquisa Urbana. Formam a mesa parceiros de longa data do NEPUR para o debate: profa. Angélica Tanus Benatti Alvim, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; prof. Fernando Nunes da Silva, catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa; prof. João Sette Whitaker Ferreira, atual diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; e prof. Tiaraju Pablo D’Andrea, coordenador do Centro De Estudos Periféricos da UNIFESP e do EACH/USP, no auditório 100.

Dia 13/9 a programação começa pela manhã, a partir das 9h, com a apresentação da exposição 100 Anos de representação das cidades no audiovisual!, pelo prof. Julio Wainer, do Departamento de Jornalismo da PUC-SP. e diretor da TVPUC. Em seguida, haverá uma mesa com os relatos de pesquisas atuais de pós-doutorandos, membros do NEPUR, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais São eles: Fabio Martinez Serrano Pucci, Maria Nilza da Silva, Marcelo Álvares de Lima Depieri, Moisés de Freitas Cunha e Rossana Mattos. Haverá também um relato em vídeo de Jerry Krase, prof. emérito de Sociologia na Murray Koppelman School of Business, do Brooklyn.

Na quinta-feira, dia 14, às 9h, a mesa-redonda E agora? Derivações da aprovação do plano diretor de São Paulo em 2023: a política urbana em questão será formada pelo prof. Anderson Kazuo Nakano, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); prof. Nabil Bonduki, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; e prof. Valter Caldana, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Local: Auditório Paulo Freire (Auditório Superior do TUCA).

Nas tardes dos dias 13 e 14, das 14h às 17h, serão realizadas sessões dedicadas a troca de experiências sobre pesquisas de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP, membros do NEPUR e convidados. Todos os pós-graduandos, cujos temas se relacionem às temáticas da Cidade, de forma ampla, abrangendo diversos aspectos tais como a questão ambiental, alteridade, racismo, gênero, políticas públicas, desigualdades socioespaciais, segregação, migração, território, pobreza e demais, serão bem-vindos nos grupos de discussão nas sessões já organizadas.

Programação:

• Dia 12/9, das 15h às 18h - Auditório 100
  • Dia 13/9, das 9h às 12h - Auditório Paulo Freire
  • Dia 14/9, das 9h às 12h - Auditório Paulo Freire
  • Dias 13 e 14, das 14h às 17 horas, Auditório 100.
  • Local: Campus Monte Alegre

Não há necessidade de inscrição prévia. Haverá lista de presença para emissão de certificado. Aberto ao público geral e toda a comunidade