‘Histórias Reais’ aborda dez anos da Agência Pública, fundada por ex-alunas da PUC-SP

por Redação | 07/06/2022

A jornalista Marina Amaral, organizadora do livro Furos, Mentiras e Segredos Revelados (2022, editora Elefante), que comemora os dez anos da Agência Pública, é a convidada desta semana de Histórias Reais. Fundada por três mulheres em 2011, duas delas ex-alunas de Jornalismo da PUC-SP, como a própria Marina e Natália Viana, que também organiza o livro, a Pública se tornou uma referência como novo modelo de jornalismo independente, ao distribuir matérias para serem republicadas gratuitamente para outros veículos, uma rede que alcança dezenas de publicações.

“Parte dessa iniciativa vem da experiência da Natália Viana com o Julian Assange”, conta Marina no programa de 8/6, 19h30, em transmissão pelo Canal Universitário. Ela se refere à presença da única jornalista brasileira a trabalhar diretamente com o Wikileaks para tornar públicos os documentos do vazamento que ficou conhecido como Cablegate, em 2010.

Um dos trabalhos mais reconhecidos da Pública, que é tema de um dos dez capítulos do livro, é a série de reportagens Caso K, sobre acusações de crimes sexuais do empresário Samuel Klein, fundador das Casas Bahia. Essa reportagem, aliás, foi tema de episódio da primeira temporada de Histórias Reais, que pode ser vista neste link.

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de jornalismo da PUC-SP.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, Histórias Reais se dedica a abordar o processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais, em aspectos como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

Histórias Reais é exibido todas as quartas-feiras, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30); domingos (14h30); segundas (14h) e terças (10h30). O programa está disponível na plataforma de streaming da PUC-SP: PUCPlay.