IV Salão do Livro Político terá Gleisi Hoffmann e homenagem a Marielle Franco

Mesa de abertura, dia 18/6, reúne pré-candidatos da esquerda à presidência. Ainda participam do evento Fernando Haddad, Jessé Souza, Ladislau Dowbor e Sueli Rolnik. Na feira de livros, descontos chegam a 50%

por Redação | 26/05/2018

O Brasil pós-golpe de 2016 é o foco da IV edição do Salão do Livro Político. Crise, eleições, cenário econômico, censura e ciências, fake news e os 30 anos da Constituição de 1988 versus o atual protagonismo do Poder Judiciário são alguns dos assuntos das mesas. Também serão debatidos a situação política do Oriente Médio e fatos que marcaram a história global e continuam ecoando: maio de 1968, 50 anos depois, Marx e o marxismo no bicentenário do nascimento do filósofo alemão e os rumos da Revolução Cubana, após quase 60 anos. No ano da Copa do Mundo e no momento em que se desvela a corrupção na Fifa, o futebol também está na pauta do evento.

A mesa de abertura, dia 18/6, à noite, reunirá candidatos do espectro da esquerda à presidência. Lula e o PT estarão representados pela senadora Gleisi  Hoffmann. Guilherme Boulos (PSOL), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Vera Lúcia (PSTU) já confirmaram a presença. Para as demais mesas também estão confirmados o ex-ministro da Educação Fernando Haddad e intelectuais como Jessé Souza, Ladislau Dowbor, Marcio Pochmann, Leda Paulani, Laura Carvalho, Ricardo Antunes, Esther Solano, Olival Freire, Gilberto Maringoni, Sueli Rolnik e Marcelo Semer, além do jornalista e acadêmico Leonardo Sakamoto. Este último mediará a mesa sobre fake news. Na feira de livros, centenas de títulos de cerca de 30 editoras, inclusive universitárias, terão descontos de até 50%.

Este ano o curso gratuito ministrado durante o Salão, A teoria da revolução, será dividido em quatro aulas que abordam Marx (com o professor Mauro Iasi), Lênin (Augusto Buonicore), Bakunin (Acácio Augusto) e Rosa Luxemburgo (Isabel Loureiro).

No ano passado, em sua terceira edição (que homenageou Antonio Candido e contou com a presidenta Dilma Rousseff na abertura), o Salão recebeu cerca de 3,5 mil visitantes, entre estudantes, professores universitários e militantes de movimentos sociais e partidos políticos de vários estados, que participaram das atividades: 13 mesas e conferências, inclusive com autores internacionais, além de cursos e apresentações culturais.