PUC-SP é a melhor universidade do Brasil em ranking de mediação e arbitragem

O curso de Direito ocupa o 1º lugar no Brasil, o 3º na América do Sul e o 46º no mundo segundo o Nica.Team

por Redação | 20/05/2022

A Faculdade de Direito da PUC-SP é destaque no ranking Nica.Team, ocupando a 1ª colocaçao no Brasil, a 3ª na América do Sul e a 46ª no mundo.

O ranking de faculdades de Direito Nica.Team 2021 pesquisou o desempenho de mais de 1.600 instituições em tribunais simulados, que aconteceram em todo o mundo. Foram analisados mais de 280 eventos, com mais de 13.000 participantes nos últimos sete anos.

O Nica.Team é um consórcio de pessoas com ideias semelhantes unidas para promover tribunais simulados em todo o mundo e prestar homenagem a todos aqueles que participam, organizam, julgam ou patrocinam concursos simulados, restaurando e mantendo registros de memória sobre os eventos.

Para o prof. Vidal Serrano Nunes Júnior, diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP, trata-se de um importante indicativo que atesta a excelência do curso." É mais um selo de qualidade que nós recebemos. Trata-se de um ranking internacional muito importante, que revela que a nossa faculdade está como a primeira do País e muito bem posicionada no mundo. Esse selo, junto a outros índices, que atestam a nossa eficiência e nível de excelência, revela o que o curso de Dirieto da PUC-SP de fato é: um dos melhores do Brasil".

“Um resultado como esse nos dá muita alegria, satisfação e o senso de dever cumprido. Na qualidade de coordenador da área de Direito Econômico Internacional da Pós-graduação da PUC-SP, posso declarar que foi um esforço muito grande que empreendemos para envolver tantos alunos da graduação e pós-graduação, no evento das competições acadêmicas de arbitragem. Essa é uma das poucas áreas da nossa faculdade em que existe uma real e efetiva troca de informações e experiências entre os estudantes das duas áreas”, explica o professor Claudio Finkelstein.

Para a profa. Cláudia Elisabete Schwerz, que ministra disciplinas de Mediação e Negociaçao, o corpo discente é o maior beneficiado com o resultado do ranking: "Dentre os vários aspectos que destacam a Faculdade de Direito é preciso mencionar a abordagem dos meios consensuais de resolução de conflitos. A mediação e a negociação são temas que integram as disciplinas obrigatórias da nova grade curricular do curso de Direito, oferecendo ao corpo discente uma formação contemporânea de resolução de controvérsias, que abrange os mecanismos consensuais de solução dos conflitos, além dos tradicionais meios adversariais. Acresce que a Faculdade de Direito incentiva a participação dos estudantes nas competições universitárias nacionais e internacionais de mediação e negociação, oferecendo uma extraordinária experiência ao aluno".

Para Finkelstein, o resultado é um esforço conjunto que envolve também ex-alunos.“Como professor na graduação de matérias optativas, assim como na extensão onde eu coordeno a área de arbitragem, essa preparação sempre envolve ex-alunos e ex-integrantes da pós-graduação da faculdade. Nós nos dedicamos inteiramente em estudar e treinar os alunos na teoria e na prática da arbitragem, e são esses estudos, essas teorias trazidas à prática em forma de simulados, que nos propiciaram tais resultados, estando hoje na vanguarda do ensino de Direito e arbitragem”.

De acordo com o professor, as preparações para as próximas competições já seguem adiantadas. “Nós realizamos no início desta semana a seleção da equipe que representará a Faculdade de Direito nas competições nacionais e internacionais, no 2º semestre de 2022 e 1º semestre de 2023. Começamos com mais de 100 estudantes e, a despeito de nós já estarmos no início, qualquer interessado pode ainda nos procurar e integrar a equipe na fase de preparação e estudos”. Os candidatos podem entrar em contato no e-mail cfinkelstein@pucsp.br.

O curso de Direito está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno 2022 da PUC-SP até 31/5, para os períodos matutino e noturno. Para se inscrever clique aqui.