PUC-SP lamenta a morte de Dom Pedro Casaldáliga

O bispo foi homenageado pela Universidade em 2014 com o título Doutor Honoris Causa

por Redação | 08/08/2020

Por Claudio Junqueira

A PUC-SP lamenta profundamente a morte de Dom Pedro Casaldáliga, aos 92 anos, na cidade de Batatais, interior paulista. Bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), morreu na manhã deste sábado (8/8) de problemas respiratórios. Ele havia testado negativo para Covid-19.

Dom Pedro Casaldáliga, um dos maiores defensores dos Direitos Humanos e dos povos indígenas e ribeirinhos do país, foi homenageado pela PUC-SP em 17/9/2014 com o título Doutor Honoris Causa, em sessão do Conselho Universitário, no campus Ipiranga.

Na ocasião, o diploma foi entregue ao padre José Oscar Beozzo, que representou Casaldáliga e leu breve carta dele agradecendo o título e atribuindo-o “mais ao trabalho e às causas do que à pessoa”. Os discursos enfatizaram a coragem e o trabalho de Dom Pedro em favor dos povos indígenas e dos pobres da região amazônica.

Um se destacou: o de Bruno Tserebutuwe, do povo xavante. “Estamos em festa. Dom Pedro foi importante, lutou conosco pela retomada de nosso espaço”, declarou. Além da reitora Anna Maria Marques Cintra, a cerimônia teve falas dos professores Valeriano Costa (em nome de Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP) e Antonio Manzatto (Faculdade de Teologia) e do bispo Dom Milton Kenan Junior (responsável pelas Pastorais Sociais da Aquidiocese de São Paulo).

Clique aqui para ler artigo do professor Leonardo Sakamoto (Jornalismo) sobre Dom Pedro Casaldáliga publicado hoje no portal UOL.

O velório acontece na capela do Centro Universitário de Batatais. A missa de exéquias será celebrada no domingo (9/8), às 15 horas, na mesma capela. Na segunda-feira (10/8), o corpo segue para Ribeirão Cascalheira (MT), onde será velado no Santuário dos Mártires, ainda sem previsão de horário de chegada do corpo.

O sepultamento será em São Félix do Araguaia (MT), após o corpo ser velado no Centro Comunitário Tia Irene. A data ainda não foi divulgada. A missa das exéquias será aberta ao público e também será transmitida pelo YouTube no seguinte link: https://youtu.be/spto8rbKye0.

Homenagem do professor Eugênio Trivinho (Pós em Comunicação e Semiótica)

AO SILÊNCIO GRANDIOSO
DE UMA CORAGEM SAGRADA,
FEITA DE TERRA LIVRE, LUTA E ESPERANÇA

A Dom Pedro Casaldáliga,
                                                 in memoriam

Quem teve a coragem de abrigar, no umbral do si-próprio, o silêncio compassivo e permanente -- quem teve a coragem excelsa de matar-se em vida para nela renascer e, indignado, seguir em frente ante a faca em riste --, por uma causa grandiosa, com raízes num coração celeste e na poesia, fiel aos pobres e desgraçados da terra, merece, nos pesares do último dia e sempre, a admiração sagrada de todas as gentes (exceto as inimigas, das quais não carece) e, sobretudo, daqueles a quem o sem-fundo da existência já acenou algum gesto, para além da consciência das desigualdades.
[Em geral, nas exéquias das lideranças notáveis, entregamos, na luta, os respeitos mais profundos, além da nossa dor e saudades.]
Em meio a nossos restos -- restos conjuntos a 100 mil mortos --, ficam, de alguma esperança, lágrimas e silêncio, com votos gratos de descanso e paz.

Eugênio Trivinho
08/08/2020