Seminário internacional comemora 50 anos do Pós em Ciências Sociais

Programa foi o primeiro da área no Brasil

por Redação | 16/10/2023

O Pós em Ciências Sociais da PUC-SP realiza seminário internacional para celebrar seus 50 anos de existência. A atividade acontece entre os dias 16 e 18/10, com pesquisadores do Brasil, Espanha, Portugal e Argentina, no campus Monte Alegre. Também haverá transmissão online, pela TV PUC.

No dia 16/10, o presidente do IBGE, prof. Márcio Pochmann, fala sobre Censo demográfico,  conjuntura nacional e políticas públicas.

No dia 17/10, os pesquisadores Eva Campos (Espanha), Guilherme Casarões (Brasil), Hélder Prior (Portugal) e Melina Vázquez (Argentina - clique aqui para assistir a um PUC Analisa com a pesquisadora) debatem o tema Ascensão da extrema direita em âmbito global e o impacto nas metrópoles.

No último dia do evento, 18/10, será realizado um seminário discente para apresentação de trabalhos de discentes e de ex-alunos do Pós em Ciências Sociais.

Para obter a declaração de participação no evento é obrigatória a inscrição na plataforma pelo site da Even3.

Cinquentenário

A PUC-SP foi a primeira universidade do Brasil a criar uma pós-graduação na área de Ciências Sociais, em 1973, passando a oferecer também o doutorado, em 1983. O Programa busca integrar, sem hierarquizar, diversas áreas do conhecimento, valorizando uma perspectiva integrativa e multidisciplinar na docência e na pesquisa. Entre seus docentes de destaque, estão duas professoras eméritas que também são grandes referências em suas áreas: Carmem Junqueira e Josildeth Consorte.

Há cinco décadas, o Pós vem construindo uma história de inserção nacional e internacional. Durante a ditadura militar, acolheu intelectuais como Florestan Fernandes e Mauricio Tragtemberg. Também foi responsável por colaborar com a formação de diversos outros programas de pós-graduação em Ciências Sociais pelo país, por meio de projetos de Mestrado Interinstitucional (MINTERs) e Doutorado Interinstitucional (DINTERs).

Atualmente, o Programa está com inscrições abertas. Clique aqui para saber mais.