"Terra em Transe": Golpes de Estado na América Latina nos últimos 60 anos

Assista também à integra dos programas já exibidos

por Redação | 25/03/2021

Neste dia 30/3, às 18h30, vai ao ar mais uma edição do Terra em Transe, programa em parceria do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) com a TV PUC.

Golpes de Estado na América Latina nos últimos 60 anos é o tema abordado desta vez. Participam Mariana Bernussi, professora de Relações Internacionais da PUC-SP e Universidade Anhembi Morumbi; João Finazzi, Doutorando em Relações Internacionais no Programa San Tiago Dantas; e Vitor Sion, Doutorando em Relações Internacionais no Programa San Tiago Dantas..

"Contabiliza-se que, desde o início do século XX, a América Latina tenha vivenciado mais de 200 golpes de estado, acompanhados por períodos de grande instabilidade política. Desde os anos 1960, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Equador, Peru, e outros, viveram momentos de tensão política que levaram a longos regimes ditatoriais. Apesar das diferentes realidades internas nesses países, é possível identificarmos pontos de aproximação entre as experiências nacionais, como a tentativa de enfraquecer movimentos de esquerda e a consolidação de ditaduras conservadoras conduzidas, em sua maioria, por militares, e marcadas por práticas sistemáticas de violações dos direitos humanos, como tortura, sequestros, perseguições e terrorismo de Estado. Soma-se a isso a interferência de atores internacionais, como os EUA, motivados por interesses geopolíticos, e o papel das elites financeiras que enviaram incentivos para grupos mais à direita no espectro político. Apesar dos anos 1980 marcarem o fim deste período sombrio da história latino-americana e o início dA redemocratização, a lógica desses processos se repete em outros países da região, em outros tempos. Os golpes no Haiti, Honduras e Paraguai são exemplos de novas tentativas de desestabilização político-institucional, ainda que a ruptura tenha ocorrido em outros moldes. Discutiremos os golpes e "neogolpes" na América Latina e essa constante ameaça que paira sobre nossas recentes democracias", afirmam os organizadores.

Terra em Transe

30/3, às 18h30, no Canal Universitário de São Paulo

Canal da TV PUC no Youtube - youtube.com/tvpuc

Facebook do GECI - facebook.com/geci

Canal Universitário de São Paulo - Canal 11 da Net ou 10 da Vivo TV

Acesse aqui a playlist já dos programas exibidos.