Cursinho popular Waldemar Gomes está com inscrições abertas para 2023

por Redação | 17/01/2023

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PróCRC) informa a continuidade das atividades do cursinho popular Waldemar Gomes na PUC-SP em 2023. Iniciativa presente há longo tempo na Universidade e retomada no final do ano passado após a interrupção das atividades presenciais em função da pandemia, o Cursinho atua na perspectiva do acesso ao ensino superior do público do ensino médio público, especialmente da população periférica e negra. Em diálogo com a PróCRC, o Cursinho Popular – coordenado por alunos(as), ex-alunos(as) e outros(as) colaboradores(as) –, voltou à atividade com a parceria da Associação de pós-graduandos (APG) e de outras entidades estudantis.

Avaliação conjunta feita com a coordenação do Cursinho, ao final dos aulões de reforço para o Enem, a partir de outubro de 2022, constatou a efetividade da iniciativa, que permite apoiar estudantes do ensino médio para o acesso ao ensino superior, inclusive o registro de uma estudante que ingressou na PUC-SP no âmbito do Programa Pindorama, voltado ao acesso e permanência de jovens indígenas na Universidade.

Diante disso, a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias autorizou a continuidade das atividades do cursinho Popular Waldemar Gomes, por meio de apoio institucional, cessão de salas de aula, apoio às atividades pedagógicas, estímulo à incorporação de colaboradores voluntários e divulgação das atividades.

Já está definido o calendário de atividades, com a matrícula presencial marcada para os dias 11 e 25/2, das 10h às 16h30, e início das atividades pedagógicas no dia 4/3.

Leia, a seguir, a nota de divulgação das atividades do Cursinho em 2023:

Inscrições para alunos e voluntários para 2023

O Cursinho Popular Valdemar Gomes – PUC-SP abriu edital para inscrição de alunos interessados em participar das atividades em 2023. Também há um formulário para quem deseje contribuir voluntariamente para a realização do Cursinho, como professor/a ou na equipe de apoio.

Fundado em 1997, o objetivo principal do Cursinho é auxiliar jovens e adultos de baixa renda, oriundos principalmente da rede pública de ensino, a ingressarem no Ensino Superior, por meio da realização de aulas sobre os temas e disciplinas que estão presentes nas provas de vestibulares, com atenção especial ao Enem, que oferece as melhores oportunidades de entrada para esses alunos. Já foram atendidos milhares de estudantes ao longo desses 25 anos, com centenas de aprovações. Junto a isso, ocorrem trabalhos de campo, como o do Pico do Jaraguá e o do dia 1º de maio, no Centro de São Paulo.

Tradicionalmente, o Cursinho foi abrigado na PUC-SP (Campus Monte Alegre) desde a sua fundação, contando com a parceria de diversos centros acadêmicos e da coordenação dos cursos da Universidade. No período da pandemia, houve um afastamento momentâneo, sendo que as aulas ocorreram on-line e, posteriormente, em outro espaço. A partir de 2022, após tratativas, a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP aceitou apoiar institucionalmente o Cursinho, voltando a ceder espaço no campus Perdizes para a realização de Aulões, que ocorreram entre outubro e novembro. Atualmente, o Cursinho conta também com o apoio institucional da Associação de Pós-Graduandos e com a parceria de vários centros acadêmicos.

Para 2023, estão sendo disponibilizadas inicialmente 120 vagas para estudantes, sendo necessária a leitura do edital e o preenchimento da ficha de inscrição (clique aqui). A inscrição é gratuita, bem como o curso. Para voluntariado, o interessado deve manifestar-se pelo formulário disponível no site (clique aqui). Há necessidade de voluntários para Química.

Leia mais: https://j.pucsp.br/noticia/cursinho-popular-waldemar-gomes-reinicia-atividades-na-puc-sp