PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Por: prof. Pedro Aguerre, assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP
A Pro-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (Procrc), comunica a retomada das atividades do Cursinho Popular Waldemar Gomes no Câmpus Monte Alegre da PUC-SP com os “Aulões” visando a preparação de estudantes de escolas públicas para o Enem e os vestibulares de verão de 2022.
De acordo com Pedro Kirst, graduado e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e de Henrique Profili de Souza, doutorando do Curso de Educação: História, Política, Sociedade, que, juntos com Ronaldo Davi Lopes integram a sua coordenação, o Curso Pré-vestibular Popular dos Alunos da PUC-SP, depois renomeado como Cursinho Popular Waldemar Gomes, se define como instituição de educação de caráter popular, comunitária e gratuita. O projeto iniciou em 1997, por iniciativa de membros do movimento estudantil da universidade e foi responsável, ao longo do tempo, pelo ingresso de estudantes de escola pública, no ensino superior, na própria PUC e em outras instituições de ensino. No período da pandemia continuou atuando de forma remota. O cursinho fortalece a pauta do acesso ao ensino superior por estudantes de escolas públicas, ampliando as possibilidades de ingresso no ensino superior na PUC, por meio de programas como as bolsas Fundasp e o Prouni, ou em outras instituições de ensino superior públicas ou privadas. Desde sua fundação, contou com a atuação de ex-alunas(os), docentes e funcionárias(os).
No início de 2022, a pedido do Cursinho Popular foi estabelecido um processo de diálogo pela Procrc, visando a continuidade das atividades na PUC-SP. Desse diálogo resultou a parceria de Centros Acadêmicos e coletivos e da Associação de pós-graduandos (APG) no apoio à retomada das suas atividades.
Assim, a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias autorizou o retorno das atividades em 2022, bem como a cessão de espaço para as atividades e apoio para realização das atividades pedagógicas.
A parceria com a APG, coletivos e centros acadêmicos é muito bem vinda contribuindo para o sucesso da iniciativa e o engajamento da comunidade, somando-se no desafio de abrir mais portas para o acesso ao ensino superior, especialmente abrindo oportunidades para as pessoas com menores condições socioeconômicas, em especial aquelas pertencentes às populações pretas, pardas e indígenas.
Início programado para este sábado, 8 de outubro. Veja a seguir as atividades programadas e os meios de contato para as inscrições.
Redes sociais, mais informações e inscrições:
Instagram: @cursinhopopularpuc
Facebook: Cursinho Popular Valdemar Gomes
E-mail: cursinhopopular.vest@gmail.com
Programação:
8/10 Gramática e Literatura (10 a 12h); Redação (13 a 15h)
15/10 Biologia (10 a 12h); Química (13 a 15h30)
22/10 Matemática (10-12h); Física (13 a 15h)
5/11 História (10-12h); Geografia (13 a 15h)
12/11 Estatística (10-12h); Inglês (13 a 15h)
Clique aqui para se inscrever.
Homenagem ao professor (texto do Cursinho Popular Valdemar Gomes)
Em abril de 2020 perdemos o professor Valdemar Gomes, um dos fundadores do Cursinho Popular. Conforme foi amplamente divulgado, Valdemar foi vítima da COVID-19. Com 47 anos, o docente nos deixou precocemente e de maneira inesperada.
Formado em História, atuou profissionalmente em cursinhos populares – também lecionou na Educafro –, escolas públicas e faculdades. Pouco antes de falecer, havia defendido seu doutorado em Ciências Sociais pela UFABC, embora não tenha tido tempo de receber seu diploma.
Militante dos movimentos estudantil e negro, o tocantinense demonstrou todo o seu empenho nas lutas populares, como quando, em 1999, acampou em frente à Reitoria da Universidade para exigir a matrícula dos alunos inadimplentes.
Em 1997, fundou, junto a outros alunos e professores ligados ao curso de Ciências Sociais, o que procuramos manter até hoje como o Cursinho Popular dos Estudantes da PUC-SP.
Acreditamos, ao longo desses mais de 20 anos, ter preservado pelo menos um pouco de todo o vigor com que Valdemar enfrentava os desafios da educação popular.
Por isso, em consenso com os professores e colaboradores, e a partir do aceite de sua esposa e de seus filhos, decidimos homenagear Valdemar Gomes com o nome do nosso Cursinho.
A partir de agora, mais do que nunca, o Cursinho assume sua identidade e compromisso histórico, passando a se chamar Cursinho Popular Valdemar Gomes.
VALDEMAR PRESENTE, HOJE E SEMPRE!
Cursinho Popular Valdemar Gomes