PUC-SP se destaca na formação de mestres e doutores em todo o país

Dados são fornecidos pelo Geocapes, aplicativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que exibe num cartograma informações quantitativas com precisão geográfica

por Redação | 05/10/2022

A PUC-SP é a universidade privada que mais forma mestres e doutores no Brasil e no estado de São Paulo. A Universidade também está entre as cinco que mais formam mestres e doutores, considerando todas as categorias de universidade (públicas e privadas) do estado de São Paulo, e a 24ª em todo país, na mesma categoria.

Os dados são do Geocapes, aplicativo gráfico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que exibe num cartograma informações quantitativas com precisão geográfica.

A mostra mais recente é de 2020 e foi atualizada em março do ano passado. No aplicativo, a Capes reúne todos os dados relativos à pós-graduação stricto sensu e à formação de professores para a educação básica em um único dispositivo, o GeoCapes.

Segundo a Coordenação, o sistema acessa nove bases de dados. Apresentado nos modos geográfico e de planilha, o programa oferece informações sobre o número de bolsas de mestrado e doutorado no país, bolsistas no exterior, quantidade de programas da Capes, professores e alunos.

As informações relativas ao País estão consolidadas por unidade da federação. O detalhamento das informações permite ainda acessar dados por município e do exterior, agregadas por país.

Também estão disponíveis na página do Geocapes o número de acessos ao Portal de Periódicos e o volume de investimentos da Capes em bolsas e fomento. Dados sobre a distribuição de cursos e polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) também podem ser pesquisados pelo dispositivo, assim como o próprio Geocapes.

Inscrições abertas

Estão abertas, de 4 a 21/10, as inscrições para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP com início no 1º semestre de 2023.

Há vagas em 20 cursos de mestrado acadêmico, 4 cursos de mestrado profissional e 19 cursos de doutorado.

Clique aqui para saber mais.