Docentes da PUC-SP participam de seminário internacional em Londres

O evento aconteceu no London Global Gateway, da Universidade Notre Dame

por Cláudio Oliveira | 27/10/2023

O programa London Global Gateway, da Notre Dame University, foi o anfitrião do evento Explorando o Capital Social: Seminário Multidisciplinar e Global de Notre Dame em Londres, em julho de 2023. O encontro interdisciplinar explorou a complexa interação do capital social em ambientes urbanos. O encontro, que teve a participação de dois docentes da PUC-SP, reuniu 15 acadêmicos de todo o mundo, promovendo a colaboração entre departamentos e escolas, bem como países e culturas.
Os professores Cristiano Franco Burmester (Faficla) e Fernanda Liberali (Pós em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), representaram o Brasil. O financiamento da viagem foi viabilizado por um edital da Notre Dame.

A prof. Natália Félix, responsável pela Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais da PUC-SP, falou sobre a importância da parceria entre as duas intituições. “A PUC-SP tem cultivado, nos últimos anos, uma parceria muito estratégica com a Universidade de Notre Dame, que já resultou em importantes desdobramentos para discentes, docentes e para o projeto institucional de internacionalização da nossa instituição. Nos traz grande satisfação, portanto, a participação dos nossos docentes nesse evento seleto, organizado pelos parceiros, que abre ainda mais portas para nossas futuras parcerias”.
O prof. Cristiano Burmester deu detalhes do evento e falou sobre sua participação no seminário. “O tema do seminário era Capital Social e a Cidade e sua proposta foi reunir pesquisadores e professores de diferentes partes do mundo para debater diferentes perspectivas sobre como questões de desigualdade podem ser equalizadas através da atuação em diferentes frentes de trabalho como ecologia, arte, educação, comunicação, tecnologia e as ciências sociais e políticas”. O docente também falou sobre o evento como um todo. “O grupo teve a condução da profa. Jamie Bleck (UND) com atuação em Ciências Políticas e a participação de professores de países como Irlanda, México, Gana, Nigéria, Inglaterra, EUA, Finlândia e Brasil. A dinâmica do seminário teve apresentações de projetos de pesquisa individual com debates coletivos e encontros organizados com o intuito de promover futuras colaborações. A minha apresentação abordou o tema de Comunicação para Projetos Socioambientais”.

A professora Fernanda Liberali também falou sobre sua participação e da importância do seminário. “Participar deste evento foi muito bom, pois havia pessoas de muitos lugares diferentes, como Ásia, África, EUA e Brasil. Ficamos por lá por duas semanas. O interessante é que não eram apresentações rápidas ou muitas apresentações, não. Tivemos a oportunidade de ler os trabalhos uns dos outros, tempo para falar sobre o nosso trabalho, tivemos uma discussão profunda com um colega que ficou responsável por ler e debater o nosso trabalho e os demais também. Cada um estava em áreas muito diferentes, porém trabalhando com capital social, todos voltados para pensar um mundo melhor, uma sociedade mais justa. Então isso abriu oportunidade de a gente saber de coisas que estão acontecendo em Gana, na Nigéria, no México, em diferentes lugares do mundo. Além disso tivemos oportunidade de discutir, em diferentes momentos, o próprio conceito de capital social e fazer a crítica”.

Mais informações sobre a parceria entre a PUC-SP e a Universiade de Notre Dame e o intercâmbio dos docentes, clique aqui.