Docentes da PUC-SP farão estágio em universidade nos EUA

Projeto de intercâmbio entre docentes/pesquisadores da PUC-SP e Universidade Notre Dame tem como tema “Sustentabilidade e Desigualdade”

por Cláudio Oliveira | 01/12/2022

A partir de janeiro de 2023, a PUC-SP enviará quatro docentes à Universidade Notre Dame (EUA), selecionados via edital, para realização de estágio de pesquisa de curta duração. O projeto é parte dos esforços de cooperação entre as duas instituições e busca estabelecer parcerias em pesquisas e atividades acadêmicas. O tema para o desenvolvimento dos trabalhos é “Sustentabilidade e Desigualdade”.

Farão parte desta primeira experiência os docentes/pesquisadores: Cristiano Franco Burmester (Faficla), Mariana Ribeiro Jansen Ferreira (FEA), Matthias Grenzer (Teologia) e Fernanda Coelho Liberali (Pós em LAEL). O financiamento do projeto foi viabilizado pelo PIPEq (Plano de Incentivo à Pesquisa).

Segundo o prof. Paulo Pereira, coordenador da Assessoria de Pesquisa da Reitoria, a área está trabalhando na ampliação desse projeto. “Nossa proposta é continuar com esse edital de estágio de pesquisa no exterior, fomentando a  ida de nossos docentes para universidades distintas, isso ainda está em negociação, mas a ideia é ampliar o rol de universidades com as quais a gente quer aprofundar essa proximidade, via editais de financiamento” declarou. O docente acredita que essa experiência vai estreitar laços entre as duas instituições. “O edital prevê um conjunto de produtos acadêmicos que o docente deve entregar ao realizar essa atividade. Há uma relação de produtos e que vai dar materialidade ao processo da investigação, ao intercâmbio acadêmico que esse edital promove, ao docente na universidade estrangeira e reforçará os vínculos institucionais da PUC-SP com a instituição parceira. Além disso também materializa a pesquisa, a produção acadêmica, a produção de conhecimento em atividades conjuntas com pesquisadores parceiros da universidade estrangeira e, nesse sentido, é uma maneira de incentivar os docentes de ambas universidades a criarem vínculos mais estreitos, mais fortes”, relatou o prof. Paulo Pereira.

Para o prof. Cristiano Franco Burmester (Faficla), que participa do projeto com sua pesquisa “Comunicação Visual - Ampliando o uso da informação visual em projetos socioambientais”, o objetivo em participar do projeto é criar conexões internacionais. “A expectativa é estabelecer laços mais próximos com a comunidade acadêmica internacional, ampliar o interesse sobre a pesquisa realizada no Brasil e criar conexões para um fluxo internacional de pesquisadores, alunos e conhecimento”. Ele ressalta também a importância dos estágios de pesquisa para a PUC-SP. “A presença e participação de professores atuando no exterior qualifica o papel da universidade, amplia a visibilidade e o interesse pelo o que é realizado no Brasil e abre perspectivas para alunos e professores se integrarem em um contexto de trabalho, pesquisa e ensino de dinâmica internacional”, afirma.

Sobre o intercâmbio, a profa. Fernanda Liberali (Lael) afirma achar interessante a troca de experiências. "A proposta é de um intercâmbio de compartilhamento de experiências, de como trabalhar com as vulnerabilidades, que são agravadas pelas questões e pelas emergências climáticas e ambientais”, relata. Ela também falou sobre a pesquisa que pretente apresentar durante o estágio. “Com relação à pesquisa, há muitos anos venho trabalhando com o conceito de ‘cadeia criativa’.Trabalhamos uma metodologia de realizar pesquisas e desenvolver projetos, nos quais a gente entra num contexto e pesquisa junto com as pessoas que estão ali com suas necessidades, normalmente eu trabalho isso com escolas. A partir disso a gente desenha quais são os interesses, os desejos daquela coletividade e como ela vai se organizar para alcançá-los, e como construir voz para cada um dos participantes poderem se sentir legitimados em sua atuação na escola, onde quer que seja. Nos últimos anos, eu tenho trabalhado muito diretamente com comunidades vulnerabilizadas, como quilombolas, indígenas, pessoas LGBTQIA+ e surdos”.

No dia 6/12, serão lançados os próximos editais de fomento da Assessoria de Pesquisa para o 1º semestre de 2023, e segundo o prof. Paulo Pereira, há previsão de que o edital de “Estágio de Pesquisa no exterior" contemple mais três universidades parceiras.